Neste Natal, opte por um consumo sustentável junto à sua família

Repense os conceitos dos presentes em família. Oferta de presentes em conjunto (dividindo os gastos) ou oferta de um presente por família – – jogo do “amigo secreto” ou até apenas às crianças são ideias que podem resultar em grande divertimento.

A família é o denominador comum do Natal em todo o mundo. Estar com a família, partilhar as refeições, trocar os presentes, matar as saudades (que o digam os nossos emigrantes!) são o mote do Natal de todos os cidadãos. Porém, estando ainda em cenário de pandemia aconselhamos a quem não descure a segurança (sua e dos outros) e que cumpra as diretrizes da Direção Geral da Saúde.

Envolver toda a família, incluindo os mais pequenos, nas compras de Natal é uma excelente ocasião para experimentar um consumo mais sustentável e solidário.

Repense os conceitos dos presentes em família. Oferta de presentes em conjunto (dividindo os gastos) ou oferta de um presente por família – – jogo do “amigo secreto” ou até apenas às crianças são ideias que podem resultar em grande divertimento.

Adequar os presentes aos familiares, oferecer cartões de compras de bens essenciais, como vestuário pequenos eletrodomésticos e fazer as próprias lembranças são comportamento que permitem à Família gastar menos e oferecer mais. E porque não recolher um novo elemento para a família? Se houver condições e vontade adote um animal abandonado!

Incentive os miúdos a participar no consumo solidário. Os jovens podem oferecer um “voucher” de tempo livre, um pacote de explicações ou de aulas de música para os mais novos ou o seu apoio à família para confecionar as refeições ou colocar a mesa.

É a altura de ser solidário: há inúmeras instituições de solidariedade social que precisam do apoio de todos. Faça um donativo no seu IRS, leve a família a ser voluntária e ofereça atenção e carinho a quem precisa. Não se esqueça que podem recolher os brinquedos e roupas que não já não se usam em casa para outros que precisam.

Reúna a família e façam a gestão das festas. Partilhem os gastos e as tarefas. Nada melhor do que uma família feliz.

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Recomendadas

Dificuldades em pagar as contas? Processo de insolvência singular pode ser um caminho

O consumidor em situação ou na iminência de incumprimento e sem qualquer perspetiva, a médio ou longo prazo, de que a sua situação financeira se altere poderá recorrer ao tribunal para pedir a insolvência singular.

Comparadora de seguros HelloSafe recebe mais quatro milhões para expandir em Portugal

“Este financiamento irá apoiar a nossa ambição de nos tornarmos a plataforma internacional número um em Portugal para comparar produtos financeiros e de seguros”, diz Oleksiy Lysogub, cofundador da empresa canadiana. ‘Insurtech’ vai contratar 40 pessoas.

Saiba que tipo de informação é dada pela nova etiqueta energética

A informação que consta da etiqueta varia conforme o equipamento, mas existe um conjunto de informação comum.
Comentários