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Nestlé quer ajudar 10 milhões a arranjar emprego. Em Portugal, 1.670 jovens já tiveram uma oportunidade em 2019

“Apostar nos millennials e perceber quais as suas expectativas e necessidades em relação à empresa na qual trabalham traduz-se, para a Nestlé, numa vantagem competitiva”, afirmou Rosário Vilhena, diretora de Recursos Humanos da multinacional em Portugal.
15 Agosto 2019, 07h40

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, o Jornal Económico falou com Rosário Vilhena, diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal devido à sua iniciativa Emprego Jovem e o que isso significa para o futuro dos jovens que querem começar uma carreira profissional nos dias que correm.

O que é a iniciativa Emprego Jovem?
A iniciativa Emprego Jovem é uma iniciativa lançada pela Nestlé janeiro de 2014, em toda a Europa, e teve como objetivo inicial ajudar os governos europeus a combater o flagelo do desemprego jovem. Aquando do seu lançamento, o objetivo era a criação de 20.000 novas oportunidades de emprego para jovens em toda a Europa, 350 destas em Portugal.

Em 2019 todas estas expectativas foram largamente superadas. Em Portugal, e até 2019, a Nestlé criou 1.670 oportunidades de trabalho, estágio e ações de formação para preparar os jovens para a sua entrada no mercado de trabalho. A ambição da empresa é agora a de ajudar 10 milhões de jovens em todo o mundo a ter acesso a oportunidades de trabalho até 2030.

A Aliança para a Juventude, com parceiros da Nestlé, foi lançada em junho de 2014 em Lisboa com a adesão de 27 empresas, internacionais e nacionais, mas hoje esse grupo de empresas já ultrapassa as 200. Em Portugal, a Aliança para a Juventude, que conta com 18 empresas, criou mais de 70 mil oportunidades de trabalho entre 2014 e o primeiro semestre de 2019.

O que têm os jovens a oferecer a uma empresa como a Nestlé?
Sabemos que até 2030, os millennials corresponderão a aproximadamente 75% da força de trabalho das organizações. Apostar nos millennials e perceber quais as suas expectativas e necessidades em relação à empresa na qual trabalham traduz-se, para a Nestlé, numa vantagem competitiva. A isto acresce o facto de cada vez mais os jovens trazerem ideias criativas e diferentes para o mundo empresarial, criando, a curto-prazo, valor para as organizações.

Até que ponto é que os estágios são importantes para os jovens, de forma a prepará-los para o futuro?
Apesar de jovens de hoje estarem cada vez mais bem preparados para o mundo empresarial, tendem a sentir alguma dificuldade nos primeiros meses de integração.

Os estágios na Nestlé oferecem a possibilidade de se adaptarem à função e irem, durante o seu período de estágio, desenvolvendo competências para, num futuro próximo, estarem aptos a assumir a função e corresponder da melhor forma ao que é esperado.

Como é que estes tipos de estágios podem ser encarados pelos jovens? Como uma futura oportunidade de trabalho?
Estes estágios oferecem a possibilidade de os jovens ingressarem no mercado de trabalho e desenvolverem competências (hard e soft skills), preparando-os da melhor forma para assumirem funções numa organização (seja a Nestlé ou qualquer outra).

Através desta experiência, permitimos aos jovens viverem o dia-a-dia de uma organização, consolidando e desenvolvendo competências. Ao proporcionarmos estas oportunidades, estamos assim a contribuir para a sua empregabilidade futura.

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