[weglot_switcher]

Netanyahu falou com Trump antes de se reunir com chefe da diplomacia dos EUA em Lisboa

Netanyahu esclarece que a conversa que teve com Trump se vai agora estender para a discussão com o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-americano, Mike Pompeo. “A continuação desta discussão com Pompeo vai focar-se no Irão e depois sobre outros dois assuntos”, garantiu.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
4 Dezembro 2019, 11h31

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vai reunir-se esta quarta-feira com António Costa em Lisboa, numa visita não oficial. A presença do líder israelita prevê ainda ter um encontro com Mike Pompeo, ministro dos Negócios Estrangeiros, também em território português.

Em declarações aos jornalistas à partida para Lisboa, Netanyahu admitiu que já falou com o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. “No domindo [1 de dezembro] falei com o presidente Trump, primeiramente, sobre o Irão”, afirmou o primeiro-ministro à televisão israelita I24 News.

Referindo-se ao encontro com Mike Pompeo, Netanyahu esclarece que a conversa que teve com Trump se vai agora estender para a discussão com o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-americano. “A continuação desta discussão com Pompeo vai focar-se no Irão e depois sobre outros dois assuntos”, sustentando que a conversa vai ainda tocar no tema do tratado de defesa mútua com os EUA e no “futuro reconhecimento norte-americano da soberania de Israel sobre o Vale do Jordão”.

Apesar de admitir que estes são “tópicos muito importantes” e que continuarão a ser discutidos para que os trabalhos avancem, Benjamin Netanyhu admitiu existir outros tópicos sobre os quais vão discutir, embora se tenha recusado a mencioná-los à imprensa que o esperava no aeroporto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.