Católica-Lisbon lança pacto para a saúde mental no local de trabalho

O Center for Responsible Business & Leadership, da Católica-Lisbon apresenta, esta terça-feira, 8 de novembro, no Museu do Oriente, em Lisboa, o primeiro pacto global desenhado para promover e acelerar a melhoria da saúde mental nos locais de trabalho.

O Center for Responsible Business & Leadership, da CATÓLICA-LISBON, vai apresentar o Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, o primeiro pacto global desenhado para promover e acelerar a melhoria da saúde mental nos locais de trabalho.

A iniciativa é realizada em parceria com a MindForward Alliance, sob a marca MindAlliance Portugal, organização sem fins lucrativos que procura transformar a cultura existente em ambientes de trabalho no sentido de promover a saúde mental dos seus colaboradores, que acaba de iniciar atividade em Portugal e é responsável pela organização do MindForward Alliance Global Summit 2022.

“Com este pacto qualquer organização poderá assumir o compromisso de colocar a saúde mental no topo da sua agenda estratégica, bem como implementar linhas de ação concretas que, progressivamente, contribuam para criar ambientes favoráveis e promotores da saúde mental de todos os colaboradores. Queremos desafiar as organizações a assumirem a sua responsabilidade em adotar medidas, de forma a mitigar os problemas colocados pela fragilidade da saúde mental em ambientes de trabalho”, afirma Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon.

A saúde mental é um tema de grande relevância e afirma-se como um dos grandes problemas no pós-pandemia.

Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental, da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em junho, em 2019, mil milhões de trabalhadores viviam com uma perturbação mental. O relatório revelou ainda que, no primeiro ano de pandemia, as taxas de depressão e ansiedade aumentaram cerca de 25%. Porém, o investimento em saúde mental não.

O Pacto é apresentado no âmbito do evento MindForward Alliance Global Summit, que decorre entre 8 e 10 de novembro online, com presença de cerca de 70 oradores de múltiplas geografias.

Na sessão de abertura no Museu do Oriente pontificam Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon e o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes. Seguir-se-á uma mesa-redonda, moderada por Catarina Furtado e com a participação de Gonçalo Quadros, chairman da Critical Software, João Bento, CEO dos CTT, João Vieira de Almeida, senior partner da VdA, e Silvia Barata, CEO da BP.  Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos, fará uma intervenção de fundo sobre “O papel da liderança na saúde mental das organizações”.

O evento encerra com o lançamento da MindAlliance Portugal pela sua responsável, Ana Figueiredo, e com a apresentação do Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, por Nuno Moreira da Cruz, do Center for Responsible Business & Leadership da Católica-Lisbon.

Recomendadas

Faculdade de Medicina e Hospital Militar do Porto criam centro para otimizar formação

“O acordo é em prol do ensino, da investigação e da inovação em medicina”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Projeto nacional lançado em Coimbra vai desenvolver marcas territoriais

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School lançaram hoje o Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas no território nacional.

Portugal: 64% dos profissionais esperam receber aumento salarial acima da inflação em 2023

A maior parte dos profissionais espera ter aumento salarial no próximo ano, revela a pesquisa da Robert Walters, agora divulgada.
Comentários