[weglot_switcher]

Elon Musk, o milionário que não gosta de descontos

Elon Musk pertence à lista dos mais ricos do planeta, com uma fortuna avaliada em 11,5 mil milhões de dólares.
24 Outubro 2016, 06h02

Tem negócios dos carros ao espaço e os atores George Clooney e Leonardo Di Caprio estão entre os clientes famosos que adoram automóveis com emissões ‘zero’ de CO2, e que vão dos 0 aos 100 km/h em impressionantes quatro segundos.

A Tesla é apenas um dos vários negócios de Elon Musk. O empresário trabalha cem horas por semana e tem uma ambição invulgar desde muito novo. Com dez anos já fabricava pólvora de espingarda misturando salitre, enxofre e carvão. E, aos 12, vendeu o seu primeiro videojogo. Cinco anos depois, abandonou a África do Sul – mas, entretanto, já tinha estudado no Canadá, país de naturalidade da mãe – para tentar chegar à fortuna nos EUA. Tinha o “sonho americano”.

Ao saber que a política da empresa sobre descontos não estava a ser cumprida por todos, o patrão da Tesla escreveu no final de setembro uma carta aos empregados em que fala sobre integridade e justiça. “Em primeiro lugar, gostava de vos dar os parabéns pelo excelente trimestre que estamos a ter até agora. É provavelmente o melhor na história da Tesla e em grande parte isso deve-se aos vossos esforços”.

Apesar de começar com um elogio, o que enfureceu Elon Musk foi o facto de ter percebido que, contrariando a política da empresa, existiam situações em que os carros da Tesla estavam a ser vendidos com descontos. Algo que estava expressamente assumido que não se podia fazer, uma vez que uma das regras da política da empresa é “não há negociação, não há descontos”.“Ou ganhamos de forma justa e correcta ou perdemos com a nossa honra intacta e aceitamos as consequências.”

O empreendedor, de 45 anos, é um sul-africano naturalizado americano que conseguiu fazer milhões de dólares investindo no futuro, começando com a maior empresa de pagamento ‘online’, o PayPal, investindo ainda na exploração do espaço com a SpaceX.

Depois, apostou nos primeiros carros eléctricos modernos com a Tesla e muito mais. Musk foi a inspiração para a adaptação do génio bilionário Tony Stark para o cinema, no filme “Homem de Ferro”.

Além dos carros eléctricos, ele investe nas áreas aeroespacial e de energia solar. As suas ideias inovadoras estão a provocar mudanças profundas em mercados como o de automóveis, de energia e até o de viagens espaciais. Formado em física e economia, é hoje uma das grandes estrelas do mundo dos negócios.

Depois dos carros movidos a bateria e das viagens longínquas, os negócios incluem um plano para colonizar o planeta Marte. Dono de uma fortuna estimada em 11,5 mil milhões de dólares, segundo a revista Forbes, é o 34º mais rico do mundo. O empresário é tão criativo quanto audaz. “Gosto de fazer coisas que tenham a capacidade de mudar o mundo.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.