[weglot_switcher]

Monstrare e Algarve Film Week, o cinema é quem mais ordena em Loulé

Curtas e longas-metragens, debates, ‘masterclass’ e duas sessões com curadoria do Festival Caminhos do Cinema Português. Loulé não vai parar de 18 a 23 de janeiro.
  • “Flee”, Jonas Poher Rasmussen
17 Janeiro 2022, 07h40

“Monstrare”, do latim tornar algo visível, ou denunciar, vai uma vez mais dar visibilidade às temáticas sociais. Mote da mostra e a sua razão de ser. Mas há toda uma programação integrada para conhecer e tirar partido.

De 18 a 23 de janeiro de 2022, a 8ª edição da Monstrare, mostra internacional de cinema social – uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e do Loulé Film Office que este ano integra o Algarve Film Week – apresenta sessões de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, debates e uma masterclass sobre realização de cinema.

A programação arranca na terça-feira, 18 de janeiro, com uma sessão de esclarecimento dirigida ao público jovem intitulada “Saúde Mental e a Pandemia”, que contará com a presença do psicólogo Luís Neves e de Nuno Murcho (Enfermagem – Saúde Mental e Psiquiátrica, da Administração Regional de Saúde do Algarve), a realizar na Escola Secundária de Loulé.

A 7ª arte vai marcar o serão de dia 18, no Auditório do Solar da Música Nova, com a apresentação de três curtas-metragens portuguesas: “A Viagem”, de Henrique Lopes, “Macabre”, de Jerónimo Rocha e João Miguel Real e “Erva Daninha”, de Guilherme Daniel.

A 19 de janeiro, têm lugar duas sessões programadas pelo Festival Caminhos do Cinema Português a convite do Algarve Film Week. A sessão de curtas exibe “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo e “O Que Resta”, de Daniel Soares, a par da curta de animação “O Macaco”, de Xosé Zapata e Lorenzo Degl´Innocent, uma coprodução luso-espanhola. Numa outra sessão, o público terá a oportunidade de ver a longa-metragem “Clube dos Anjos”, uma coprodução luso-brasileira que teve na realização o brasileiro Angelo Defanti.

A Inteligência Artificial vai estar em debate na Casa do Meio-Dia sob os auspícios do jornalista Carlos Albino e Miguel Fernandes, do Algarve Tech Hub. No mesmo dia, ou seja, 20 de janeiro, é exibido “Desculpa! Uma História Sobre Bullying”, do holandês Dave Schram, inspirado no livro de Carry Slee. Para ver no Auditório do Solar da Música Nova.

A 21 de janeiro, o realizador Bernardo Lopes, filho da terra – mais concretamente da Quarteira – orienta a masterclass sobre realização de cinema, no Auditório da Escola Secundária de Loulé. A sua curta “Moço”, recebeu diversos prémios em 2021, entre eles o Prémio Sophia 2021 para Melhor Curta-Metragem.

“Flee”, documentário de animação premiado nos festivais de Sundance e Annecy, e que integrou a seleção oficial de Cannes e do IndieLisboa, vai ser exibido nesse mesmo dia. Realizado pelo dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, conta-nos a história verídica de um homem que, estando prestes a casar-se, decide revelar o seu passado como refugiado afegão.

A mostra termina no domingo, dia 23 de janeiro, às 17h, com a exibição de “28 ½”, segunda longa-metragem de Adriano Mendes. O filme centra-se na personagem de Teresa, interpretada por Anabela Caetano, ao longo de um dia e de uma noite difíceis.

A Monstrare – mostra internacional de cinema social 2022 integra a programação da primeira edição do Algarve Film Week, que dinamiza vários eventos cinematográficos no espaço de uma semana, e tem entrada gratuita em todas as sessões e atividades desenvolvidas, distribuídas por vários espaços de Loulé: Cineteatro Louletano, Casa do Meio Dia,  Auditório do Solar da Música Nova e Escola Secundária de Loulé.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.