Maria Emília Brederode Santos recebe Honoris Causa do Ispa (com áudio)

A cerimónia realiza-se esta quarta-feira, sendo o elogio da pedagoga feito pelo professor catedrático José Henrique Ornelas.

O Ispa – Instituto Universitário atribui esta quarta-feira, 25 de janeiro, o título de Doutora Honoris Causa a Maria Emília Brederode Santos, como “reconhecimento da sua imensa contribuição” na área da Educação em Portugal.

A cerimónia realiza-se a partir das 11h00 no Auditório Armando de Castro do Ispa e conta com a participação de alunos e antigos alunos, professores, investigadores, bolseiros, colaboradores do ISPA e está ao público em geral. O elogio de Maria Emília Brederode Santos será proferido pelo professor catedrático José Henrique Ornelas.

Maria Emília Brederode Santos nasceu em Lisboa em 1942 e viveu toda a sua infância em Campo de Ourique, numa família com tradição de oposição Republicana. Licenciada em Ciências da Educação pelo Institute de Psychologie e des Sciences de l’Education da Universidade de Genebra, onde também lecionou, e mestre em Análise Social pela Boston University (EUA), presidiu ao Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação, entre 1997 e 2002 efoi representante do Ministério da Educação na Comissão Nacional para a Educação e Direitos Humanos no âmbito da celebração do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1998-2004). Desempenhou várias funções no Conselho Nacional de Educação, organismo a que presidiu de 2017 a setembro de 2022.

Na RTP entre 1987 e 1997 foi responsável pedagógica do programa televisivo da revista Rua Sésamo, que ajudou a formar várias gerações de miúdos.

Irmã dos jornalistas Fernando Brederode Santos e Nuno Brederode Santos, ambos já falecidos, Maria Emília Brederode Santos foi casada com José Medeiros Ferreira. Em 2004 foi condecorada com a Ordem da Instrução Pública – Grau de Grande Oficial.

Pioneiro em Portugal na área da Psicologia, o Ispa conta seis décadas ao serviço do ensino superior e da investigação científica, contando atualmente com três escolas: Psicologia, Biociências e Educação.

O título honorífico de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se tenham destacado pela sua reputação, mérito ou ação na sociedade. Anteriormente, o Ispa atribuiu este grau a António Coimbra de Matos e Jerome Seymour Bruner, ambos pelos contributos dados à área da Psicologia.

 

Recomendadas

Investigador do Técnico recebe bolsa europeia para estudar redes neuronais artificiais

André Martins quer apresentar soluções para alguns problemas fundamentais do processamento de linguagem natural (NLP). O seu campo de estudo são redes neuronais artificiais aplicadas ao processamento de linguagem natural

Centro de Data Science da Nova SBE lança página com ofertas de emprego e voluntariado de impacto social

A página apresenta informação sobre os perfis pretendidos pelas organizações sociais, podendo os candidatos submeter a candidatura através de e-mail, Linkedin, ou outra via aí divulgada.

Politécnico de Setúbal promove encontro internacional sobre futuro do turismo

Investigadores do Politécnico trabalham numa nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas do turismo enfrentam e como se pode reinventar o sector de forma colaborativa num mundo pós-pandémico.
Comentários