[weglot_switcher]

Nicolas Sarkozy detido por financiamento ilegal de campanha

O ex-presidente francês está a ser interrogado pelas autoridades desde o início desta manhã. A justiça francesa supõe que tenha havido um possível financiamento da sua campanha eleitoral de 2007 por parte da Líbia.
20 Março 2018, 07h45

O ex-presidente de França Nicolas Sarkozy foi esta manhã detido por alegado financiamento ilegal da sua campanha eleitoral de 2007, ano em que chegou ao Palácio do Eliseu. O político francês está a ser interrogado pelas autoridades francesas desde o início desta terça-feira, 20 de março, de acordo com a notícia avançada pelo diário “Le Monde”.

Ao que a imprensa francesa apurou, o antigo chefe de Estado francês foi detido nas instalações da polícia judicial de Nanterre e deverá permanecer no local, pelo  menos, durante 48 horas, antes de prestar declarações em tribunal. A justiça francesa supõe que tenha havido um possível financiamento da sua campanha eleitoral por parte da Líbia.

A suspeita deve-se ao facto de haver livros do ex-ministro libanês Choukri Ghanem que foram recuperados pelas autoridades francesas e que mencionam a existência de pagamentos a Nicolas Sarkozy. O matutino refere também que o diplomata líbio Bechir Saleh havia dito: “[Muammar al-]Gaddafi disse que financiou Sarkozy. Sarkozy disse que não havia sido financiado. Eu acredito mais no Gaddafi do que no Sarkozy”.

Na investigação está ainda em causa a indicação de que Ziad Takieddine, empresário ligado a negócios franco-libaneses, terá transportado cinco milhões de euros de Tripoli para Paris entre o final de 2006 e início de 2007, dinheiro esse que terá sido, depois, entregue em cash a Claude Gueant [alto oficial do governo francês e ex-secretário-geral da Presidência da República] e a Nicolas Sarkozy.

Nicolas Sarkozy foi  o 23º presidente de França e governou o país de 2007 a 2012.

Notícia atualizada às 8h04

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.