[weglot_switcher]

Nigéria: Descoberta de petróleo em Nasarawa pode triplicar produção

Os planos da Nigéria para aumentar as suas reservas para 50 mil milhões de barris colocaria o país entre os dez maiores produtores do mundo. Mas o histórico do sector não é de molde a confirmar, para já, os dados que a prospeção indicam.
30 Março 2023, 09h40

A Nigéria é um dos países com mais reservas do mundo e a proximidade do petróleo bruto à superfície facilita a extração, mas o país não se destaca pela boa gestão dos seus recursos naturais. Novas descobertas no Estado de Nasarawa alavancaram ambiciosos planos do governo: triplicar a sua produção diária de petróleo e multiplicar por dois as reservas.

A exploração de petróleo começou esta terça-feira em Nasarawa, no árido norte do país. A perfuração no poço de exploração Ebenyi-A, localizado na calha de Middle Benue, “levará a uma maior prosperidade para todos os nigerianos e melhorará a segurança energética geral do país”, disse o presidente, Muhammad Buhari, recentemente eleito – num processo político que desta vez não descambou em desordem generalizada.

Falando sobre o assunto, o presidente assegurou que as comunidades vizinhas beneficiariam particularmente do valor criado pelas atividades de exploração e produção, algo que não aconteceu com as outras regiões produtoras do país nem tão pouco com o país em geral. A corrupção, a sabotagem e a incapacidade do Estado de aproveitar e redistribuir os seus recursos geraram uma crescente desigualdade, na qual apenas alguns se beneficiam do petróleo – é essa, pelo menos, a leitura que os agentes económicos internacionais fazem da realidade nigeriana.

As exportações de petróleo bruto representam mais de 90% das receitas da Nigéria e 70% das receitas do governo, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A Companhia Nacional de Petróleo da Nigéria (NNPC) disse em novembro que o petróleo encontrado em Nasarawa começaria a ser perfurado em março – ocorrendo isso quatro meses depois de a companhia ter interrompido a produção de petróleo no poço de Kolmani.

Mele Kyari, diretor executivo do grupo NNPC, disse, citado por vários jornais, que o poço Ebenyi-A se tornou operacional. “Hoje, mobilizamos a plataforma de perfuração para este local, no Estado de Nasarawa. Estamos otimistas e acreditamos que o resultado positivo desta campanha contribuirá para a aspiração nacional de aumentar as nossas reservas de hidrocarbonetos para 50 mil milhões de barris no curto e médio prazo e aumentar a nossa produção de petróleo bruto para uma meta de três milhões de barris por dia”, disse.

Se essa quantidade de reservas comprovadas for atingida, a Nigéria superaria os Estados Unidos. As reservas comprovadas compõem o petróleo bruto não extraído, mas que é recuperável a preços correntes e com a tecnologia disponível. Hoje, a Venezuela continua a ser o país com a maior quantidade de reservas de petróleo disponíveis no mundo, com cerca de 300 mil milhões de barris.

A Agência Internacional de Energia (AIE) publicou recentemente um documento descrevendo a situação no país africano. Embora o preço do petróleo bruto esteja ao seu nível mais alto dos últimos anos, a empresa estatal NNPC está a lutar para aumentar a sua produção de petróleo. Assim, os dados publicados e as expectativas do governo e da petrolífera podem ser um “sonho” e não uma realidade.

Especialistas da AIE explicaram que o subinvestimento crónico, a sabotagem e o roubo de petróleo continuam a causar estragos na oferta da Nigéria. A nova descoberta dá à Nigéria outra hipótese de entrar na lista dos 10 maiores produtores de petróleo do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.