NissaN Juke F15: Excelente motor para viver emoções todos os dias

Quer no alcatrão, quer na terra batida, o Juke tem o mesmo tipo de comportamento: emotivo, transcendente e aventureiro. E, para além do mais, é giro. Tudo novo e tudo original no mais recente Juke. Tem muitos elementos personalizados, o que o distingue do modelo anterior. Fizemos alguns testes de estrada e o resultado foi […]

Quer no alcatrão, quer na terra batida, o Juke tem o mesmo tipo de comportamento: emotivo, transcendente e aventureiro. E, para além do mais, é giro.

Tudo novo e tudo original no mais recente Juke. Tem muitos elementos personalizados, o que o distingue do modelo anterior. Fizemos alguns testes de estrada e o resultado foi nitidamente positivo. O espírito é de aventura. Mas vamos aos pormenores.

As alterações são extensas, incluindo um novo desenho na dianteira e traseira – com maior ênfase no requinte de luxo e nos pormenores de desenho desportivo – um novo motor de 1.2 litros turbocomprimido capaz de oferecer um maior desempenho, economia e emissões mais baixas em relação ao 1.6 a gasolina anterior, um motor DIG-T de 1.6 litros revisto, um desenho de jantes de liga-leve personalizado, equipamento avançado incluindo um novo sistema áudio, a mais recente geração do interface condutor-veículo NissanConnect, o “escudo de proteção” da Nissan, o sistema de “controlo dinâmico” da Nissan e ainda um novo teto de abrir panorâmico.

Na dianteira, os faróis superiores foram redesenhados para adotar a forma “boomerang” característica da Nissan – como no 370Z, no novo Qashqai e no novo Murano – e incluem agora lâmpadas diurnas de presença LED de bi-intensidade. Os faróis estão agora disponíveis com lâmpadas de Xénon para uma maior visibilidade e contam com novas coberturas para as lentes. A frente inclui também uma nova e mais poderosa grelha em V, enquanto os elementos inferiores foram sublinhados com um novo friso debaixo do pára-choques.

Os espelhos retrovisores também foram renovados, para incluir repetidores LED em cada um dos piscas de direção e caso estejam instaladas, câmaras para o monitor de vídeo 360º. Na parte traseira, o pára-choques possui uma forma agressiva para corresponder às novas lâmpadas traseiras revistas em formato de “boomerang” com tecnologia de guia de luz LED, oferecendo ao Juke uma aparência mais distinta à noite.

A nova palete de cores cresceu para dez cores e inclui três novos tons: sunlight yellow metallic (amarelo metalizado), ink blue metallic (azul metalizado) e solid red (vermelho). Uma ampla gama de jantes de liga-leve completa as revisões exteriores. O Juke oferece também a opção de uma transmissão às quatro rodas através do sistema ALL-MODE 4x4i da Nissan.

OJE

Recomendadas

Euro valoriza e aproxima-se dos 1,08 dólares

O euro subiu hoje e aproximou-se do patamar de 1,08 dólares, após um aumento da tolerância ao risco nos mercados, depois de dias de tensão, graças às medidas de apoio ao sistema financeiro global.

“É algo novo a nível nacional”, diz presidente do IAPMEI sobre agendas mobilizadoras do PRR

Luís Filipe Guerreiro lamentou que “muitos velhos do Restelo” não tivessem acreditado na obrigação de ter as empresas a trabalhar com os centros tecnológicos por pouco mais de 900 mil euros, o valor que, primeiramente, estava associado a estes projetos cofinaciados por privados e pelo Plano de Recuperação e Resiliência. “Neste momento estamos no triplo”, frisou.

UE. Exportação de serviços de transporte rendeu 211,1 mil milhões de euros

Os Estados-membros da União Europeia registaram em 2021 um aumento de 14% face aos níveis pré-pandemia nas receitas com a venda de serviços de transporte a países externos. O transporte marítimo foi dominador, ao passo que o transporte aéreo foi o único que não recuperou, comparando com os dados de 2019.