[weglot_switcher]

Nokia compra Comptel por 347 milhões de euros

A Nokia lançou uma OPA sobre 100% da empresa finlandesa Comptel para expandir os serviços de software, um negócio avaliado em 347 milhões de euros.
12 Fevereiro 2017, 14h32

A oferta pública de aquisição (OPA) define um preço de 3,04 euros por acção, mais 29 por cento do que o último preço que fechou a bolsa em Helsínquia.

A Comptel é uma empresa finlandesa, especialista no desenvolvimento de soluções de comunicação de dados para operadoras móveis. A Comptel registou vendas de 100 milhões de euros em 2016 e conta com 600 funcionários em mais de vinte países.

A Nokia comunicou uma queda de 13% na receita do quarto trimestre, para 6,7 mil milhões de euros, na venda de equipamentos. As vendas de serviços foram relativamente estáveis, em cerca de 2,5 mil milhões de euros.

A Nokia e as suas rivais, como por exemplo a Ericsson AB da Suécia, estão a tentar vender mais serviços e softwares, para reduzir a dependência de receitas através dos equipamentos.

Esta compra é um processo estratégico da Nokia para ganhar a liderança mundial no mercado de redes de telecomunicações, competindo com a Ericsson e a Huawei da China.

No ano passado a Nokia faturou 23,614 milhões de euros, mais 89 por cento do que em 2015, em comparação com 23,446 milhões ganhos pelos Ericsson.

“Os operadores hoje estão a tentar passar de empresas de comunicações tradicionais para fornecedores de serviços digitais”, disse Bhaskar Gorti, líder da unidade de Aplicações e Analítico da Nokia, em conferência de imprensa, citado pela Bloomberg. “A Nokia e a Comptel acreditam fortemente que, em conjunto, podem ajudar os clientes na sua transformação”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.