Nomeada Comissão Executiva do Banco Montepio para mandato até 2025

Sem surpresas, Pedro Leitão foi confirmado como presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio nesta segunda-feira. Na Comissão Executiva Pedro Leitão vai ser acompanhado por Ângela Barros, Helena Soares de Moura, Isabel Pereira da Silva, Jorge Baião e José Carlos Mateus.

Tal como avançado pelo Jornal Económico, o Conselho de Administração do Banco Montepio nomeou esta segunda-feira, em reunião, a Comissão Executiva para o mandato 2022-2025, depois da luz verde do Banco de Portugal.

Em comunicado, o banco confirmou o início de funções do novo Conselho de Administração e composição atual dos Órgãos de Administração e Fiscalização.

“Concluído o processo de fit and proper e na sequência da autorização concedida pelo Banco de Portugal, conforme comunicado ao Banco Montepio a 20 de julho, informa-se a composição dos Órgãos de Administração e Fiscalização da Instituição, bem como da Mesa da Assembleia Geral, para o quadriénio 2022/2025, com efeitos a partir do dia 25 de julho de 2022”, diz o comunicado.

Sem surpresas, Pedro Leitão foi confirmado como presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio nesta segunda-feira. Na Comissão Executiva Pedro Leitão vai ser acompanhado por Ângela Barros, Helena Soares de Moura, Isabel Pereira da Silva, Jorge Baião e José Carlos Mateus.

Como administradores não executivos ficam Clementina Barroso, Eugénio Baptista, Florbela Frescata Lima, Maria Cândida Peixoto e Maria Lúcia Ramos Bica.

A Comissão de Auditoria é liderada por Clementina Barroso e composta por Florbela Frescata Lima, Maria Cândida Peixoto e Maria Lúcia Ramos Bica.

A Mesa da Assembleia Geral tem como Presidente António Lopes Tavares e como secretário Cassiano da Cunha Calvão.

“A composição dos Órgãos Sociais, aprovada pelos acionistas e pelo Banco de Portugal, obedece a um modelo de governance mais paritário que faz jus ao firme compromisso da Instituição para com a igualdade de género”, diz o Banco Montepio em comunicado.

Relacionadas

Administração do Banco Montepio nomeia Comissão Executiva na próxima semana

O Banco de Portugal deu luz verde à nova administração do Banco Montepio que tinha sido eleita em Assembleia Geral de 29 de Abril para o mandato até 2025. Pedro Leitão é nomeado CEO num novo mandato na próxima semana.

ASF garante que exposição à Rússia não põe em causa solvabilidade das seguradoras do Montepio

“A ASF acompanhou também a evolução dos investimentos em ativos de origem russa realizados por esta empresa, concluindo que a sua dimensão não colocou em causa que a empresa regressasse a margens de solvência acima do exigido, como atualmente se verifica”, conclui o supervisor.
Recomendadas

Sindicatos atentos ao fundo pensões do BCP

Os Sindicatos Verticais da Banca asseguram aos associados do BCP que tudo farão “na defesa dos seus interesses no Fundo de Pensões do banco”.

BCE vigia 31 bancos por riscos associados à subida das taxas de juro

Banco Central Europeu lançou uma revisão dos riscos de taxa de juro e spread de crédito para avaliar a exposição dos bancos. Numa primeira fase irá monitorizar 31 instituições financeiras

BPI reduz participação qualificada na Conduril para 9,62%

O Banco BPI reduziu a sua participação qualificada no capital da Conduril de 10,17% para 9,62%, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Comentários