Norma-travão impede, afinal, hospitais de pagarem mais aos médicos por horas extra

No mesmo decreto-lei onde se prevê a subida do valor pago aos médicos existe também uma norma-travão da despesa. Diploma é, assim, inaplicável, critica o presidente do Hospital de São João.

Manuel de Almeida/Lusa

Afinal, o decreto-lei aprovado pelo governo na semana passada (e que prevê a atribuição de autonomia aos hospitais para definirem a remuneração do trabalho suplementar prestado pelos médicos do quadro até um limite de 70 euros/hora) pode ter pouco ou nenhum impacto prático, impedindo os hospitais de aumentarem o valor/hora e fazendo, assim, prolongar o descontentamento dos médicos e as carências nas escalas dos serviços de urgência.

Continue a ler a notícia AQUI.

Recomendadas

Excesso de mortalidade em Portugal: Covid, altas temperaturas e SNS pós-pandemia entre as principais causas (com áudio)

O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública acredita que a Covid e as altas temperaturas poderão ser responsáveis pela a elevada taxa de mortalidade. Já o virologista Pedro Simas rejeita a ideia de que a Covid possa ser responsável, mas aponta que o SNS esteve “muito condicionado ao Covid”.

Monkeypox. OMS quer alterar a designação do vírus por poder estar a criar estigma

Em causa está a possibilidade de a infeção ser erradamente associada aos macacos e e ao continente africano, onde foi registada pela primeira vez. Sabe-se hoje que o vírus está espalhado por várias espécies por todo o globo, incluindo a espécie humana.

Covid-19: Nova geração de vacina, direcionada à variante Ómicron, aprovada no Reino Unido (com áudio)

Esta versão da vacina, a primeira no mundo, consiste numa dose de reforço, visando metade a variante original do vírus e metade a variante Ómicron.
Comentários