[weglot_switcher]

Norte-americanos deixam Portugal à boleia do fim dos vistos gold (com áudio)

“A realidade impôs-se – e a lua de mel acabou”, escreve a Bloomberg num artigo publicado esta quinta-feira.
9 Junho 2023, 08h37

“A lua de mel dos vistos gold acabou”. É desta forma lacónica que um dos mais reputados sites de economia, a Bloomberg, traça o cenário do fim dos vistos gold em Portugal e a forma como essa decisão está a afetar as decisões de investimento imobiliário, sobretudo por parte dos norte-americanos.

“Para muitos norte-americanos, o caso amoroso com Portugal floresceu nos últimos três anos: a nação ibérica oferecia imobiliário barato, milhares de quilómetros de costa e constituía um refúgio da política norte-americana numa altura em que o trabalho remoto estava a ganhar consistência. Agora, a realidade impôs-se – e a lua de mel acabou”, escreve a Bloomberg num artigo publicado esta quinta-feira.

Destaca o site de economia que “desde as barreiras linguísticas aos desafios burocráticos passando pelos preços das casas, cujo preço baixo levou a uma onda de investimento estrangeiro, alguns norte-americanos destacam que a sua vida em Portugal não está a corresponder às expectativas”.

O fim dos vistos gold levou ao travão de vários projetos relacionados com o turismo residencial. De acordo com o “DN/Dinheiro Vivo”, entre fevereiro e abril, foram cancelados projetos no valor de 800 milhões de euros, cujo impacto para a economia portuguesa previsto era de 4,8 mil milhões de euros.

Dados da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts (APR) mostram que além do valor dos investimentos, ficam pelo caminho 500 milhões de euros em impostos que seriam cobrados pelo Estado e 2.090 postos de trabalho.

Desde o arranque do programa foram concedidos 10.874 vistos ‘gold’ por via da aquisição de bens imóveis, num total de mais de 6.175 milhões de euros. Deste montante, 586,2 milhões de euros dizem respeito à compra para reabilitação urbana, num total de 1.636 vistos ‘dourados’ concedidos.

Em termos de transferência de capital, o montante acumulado ascende a 755,9 milhões de euros, num total de 1.025 ARI atribuídos, sendo que em mais de 10 anos de programa apenas foram concedidos 22 vistos ‘gold’ por via da criação de postos de trabalho. No acumulado, foram concedidos 19.433 vistos ‘gold’ para familiares reagrupados.

No âmbito de medidas para combater a especulação imobiliária, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo iria deixar de conceder vistos ‘gold’ mediante este critério.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.