Nós, Cidadãos alerta para possíveis “tormentas” derivadas do falhanço das negociações sobre carreira dos professores

O partido questiona a Secretaria da Educação sobre o grau de cumprimentos que está a existir na Madeira relativamente às recomendações do Observatório de Recursos Educativos sobre o excesso de peso das bolsas escolares.

O Nós, Cidadãos alertou para a possibilidade de existirem brevemente “tormentas” derivadas do falhanço das negociações em volta da recuperação do tempo de serviço dos docentes.

Este alerta do partido inclui um outro relativo ao peso excessivo das bolsas escolares. O Nós, Cidadãos questiona a Secretaria Regional da Educação sobre o grau de cumprimento das recomendações de um documento do Observatório dos Recursos Educativos.

“O que é que já foi feito e o que falta ainda fazer para que um problema que existe – e que é motivo de grande preocupação para a nossa sociedade – mereça uma solução real”, pergunta o partido.

Fica o apelo do Nós, Cidadãos, para que algumas das recomendações do Observatório dos Recursos Educativos “não tenham ficado esquecidas numa qualquer gaveta”, e realça o desejo de que as crianças “não carreguem às costas um peso por vezes três vezes superior ao recomendado” pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De referir que entre as recomendações do observatório estão entre outras: a atribuição de um cacifo por aluno para guardar materiais de estudo e uma sala fixa por turma, a organização de horários escolares capazes de minimizarem as solicitações de material escolar por dia, divisão dos manuais escolares em fascículos.

Recomendadas

Dívida da Madeira cai 120 milhões de euros

A queda é explicada pelo “desfasamento entre as datas do refinanciamento e das amortizações de capital ocorridas durante o ano de 2022”.

Ventura diz que Chega vai mudar “panorama político” da Madeira e combater “rede tentacular” de corrupção

O presidente do Chega considerou que a corrupção na Madeira “é endémica”, e diz que o Chega vai ser “implacável” com a corrupção. André Ventura assumiu que o objetivo para as eleições regionais, de 2023, passa por constituir um grupo parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira.

Madeira vai aplicar medidas anunciadas pelo Governo nacional de combate à inflação

O presidente do executivo madeirense referiu que a aplicação das medidas anunciadas pela República vai obrigar a uma retificação orçamental o que no entender do governante “não é um problema”. Miguel Albuquerque disse que os aumentos na função pública terão um impacto de 10 milhões de euros.
Comentários