[weglot_switcher]

NOS e Vodafone processam Anacom devido ao impasse com a Dense Air

Operadoras acionaram judicialmente o regulador das comunicações, por considerarem que o desenvolvimento do 5G em Portugal ficou em causa devido ao impasse entre Anacom e Dense Air.
11 Outubro 2019, 10h30

A Vodafone Portugal e a NOS avançaram com ações judiciais contra a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), por responsabilizarem o regulador pelo atraso no desenvolvimento da quinta geração móvel (5G) no país, apurou o Jornal Económico (JE). As operadoras questionam a forma como a Anacom está a gerir o impasse com a Dense Air, empresa que recusa devolver o espectro das frequências de 3,5Ghz, que são necessárias para desenvolver o 5G em Portugal. Até ao fecho da edição, não foi possível obter esclarecimentos de fontes oficiais da Vodafone, NOS e da Anacom.

O JE tentou igualmente obter esclarecimentos da Altice, questionando se a dona do Meo vai também avançar com uma ação contra a Anacom, mas até ao fecho não foi possível obter esclarecimentos. Porém, as fontes ouvidas pelo JE referiram que as várias operadoras consideram-se prejudicadas pela forma como o regulador está a gerir o tema do 5G e, mais recentemente, o caso da Dense Air.

O processo de desenvolvimento e implementação do 5G tem suscitado fortes críticas por parte das empresas de telecomunicações, que, repetidamente, se queixam da postura do regulador.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.