Premium“Nos últimos 10 anos estivemos a pagar os pecados da década anterior”

O setor financeiro tem de se adaptar para contemplar questões sociais e ajudar a combater a exclusão, diz o presidente da associação global de analistas CFA Institute, que tem mais de 170 mil membros da indústria do investimento.

O desafio é exigente. Mais de quatro anos, 900 horas de estudo e e três níveis de exames. No entanto, dezenas de milhares de gestores de portefólio, analistas, executivos e avaliadores de risco aceitam o repto de tentar ser um Chartered Financial Analyst (CFA). Vindos de áreas de investimento financeiro como equities, dívida e imobiliário, estes profissionais visam integrar um grupo que conta com 170.000 profissionais de finance, espalhados por 163 países, incluindo Portugal. Os objetivos incluem, naturalmente, a aprendizagem e o reconhecimento do setor, mas não só. “A credencial CFA não torna um profissional do investimento automaticamente num profissional brilhante, mas o que oferece é uma fundação para a carreira”, explica Paul Smith, presidente e CEO global do CFA Institute.

Em entrevista ao Jornal Económico na sessão de ‘formatura’ do mais recente grupo de CFA em Portugal, Smith salienta que o aspeto mais importante é que “o grau envia uma mensagem aos clientes, que o profissional não só se deu ao esforço de obter uma formação técnica, mas, tal com acontece com um diploma em medicina, uma formação ética”. O CEO explica que ser CFA é só o início da carreira e que o que interessa mesmo é o que o profissional faz e como age nos restantes 30 anos de trabalho. O discurso de Smith é dominado pelas palavras ‘ética’ e ‘standards’. A história do comportamento do setor financeiro nos últimos 20 anos explica o foco do CFA Institute nestes temas.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários