“Nos últimos dois dias foram vacinados 7.585 profissionais de saúde”, diz Graça Freitas

A diretora geral de saúde referiu que estes números dizem respeito a cinco centros hospitalares, o que equivale a 80% das doses disponibilizadas para estes hospitais nesta fase.

Graça Freitas, diretora-geral da DGS | Rodrigo Antunes/Lusa

“Em Portugal, nos últimos dois dias foram vacinados 7.585 profissionais de saúde”. A informação foi revelada por Graça Freitas, na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde realizada esta terça-feira, 29 de dezembro.

A diretora geral de saúde referiu que estes números dizem respeito a cinco centros hospitalares, o que equivale a 80% das doses disponibilizadas para estes hospitais nesta fase.

Graça Freitas explicou também que a estratégia de vacinação adotada em Portugal tem como objetivos de saúde pública reduzir a mortalidade e os internamentos, reduzir os surtos que ocorrem em populações mais vulneráveis e minimizar o impacto da pandemia quer no sistema de saúde, quer na sociedade.

“Com estes objetivos, a médio prazo temos a expetativa de controlar a Covid-19, como já aconteceu com outras doenças e vacinas no passado”, afirmou.

A diretora geral de saúde deixou novamente o apelo para que se cumpram as normas de segurança, até porque o facto de estar em curso o processo de vacinação, não invalida que essas medidas sejam dispensáveis. “No período de 7 a 20 de dezembro, 26 concelhos estavam na categoria de máxima incidência cumulativa, ou seja acima de 960 casos por 100 mil habitantes”, anunciou.

Relacionadas

INSA nega que existam casos da nova variante de Covid-19 fora da Madeira

“Estamos a perseguir esta variante no país. Não temos indicação de que haja a nova variante em Lisboa, apesar de se ter noticiado a existência de um caso na capital”, realçou este investigador do INSA.

Portugal regista mais 3.336 casos confirmados por Covid-19 e 74 mortes

O país regista mais de 400 mil casos desde o início da pandemia. O boletim da DGS indica ainda que, até às 00h00 de terça-feira, foram registados mais 6.112 casos recuperados em relação à véspera, totalizando 327.794 pessoas livres de Covid-19.
Recomendadas

Desafios tecnológicos, burocracia, renováveis e perda de água em debate

A transição energética em Portugal e na Europa esteve em debate na conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Transição energética não pode ser feita sem as pessoas

Empresas do sector energético destacam a importância das pessoas nos seus projetos. A transição não pode ser feita sem o envolvimento das populações locais e sem a conversão de postos de trabalho.

Escassez de carros e inflação dominam mercado da gestão de frotas

Há falta de carros, há falta de peças, há uma inflação galopante no preço das viaturas e há o perigo do abrandamento económico. São fatores negativos para as gestoras de frotas das empresas. Mas as gestoras têm soluções.
Comentários