[weglot_switcher]

Nossa Freguesia: a nova aplicação de gestão urbana

Esta aplicação vem promover a participação cívica do cidadão através da identificação de ocorrências reportadas à autarquia correspondente, formando-se uma base de dados em constante atualização.
30 Março 2017, 10h41

Nossa Freguesia é a designação da plataforma de serviços que pretende promover a participação cívica através de uma aplicação de gestão urbana. Com base na georreferenciação, a Nossa Freguesia é o primeiro serviço lançado pela RightCo, sistema informático de gestão do território que permite, ao momento, uma gestão de toda a área geográfica, através de ferramentas web, identificando pontos de interesse, locais ou eventos que aí ocorram ou estejam a ocorrer.

Como funciona?

Após o problema em questão ser identificado, o mesmo vai surgir em forma de ocorrência na plataforma que, uma vez registada, é enviada para a autarquia correspondente, podendo ser revisitada e acompanhada via app ou web, onde estará indicado o estado: por resolver, em análise ou resolvido.

A plataforma funciona através de uma utilização complementar de duas ferramentas informáticas: uma aplicação disponível para Android e iOS, dispondo ainda de uma plataforma de gestão online em nossafreguesia.pt, bem como de um Web Based Backoffice, que permite a gestão, receção e monotorização de todos os locais e acontecimentos, na área geográfica em análise.

Este sistema destina-se ao setor público/corporativo (responsáveis de áreas geográficas, com cariz público/privado, onde exista uma complexa gestão de infraestruturas, vias e locais de interesse e comércio). Destina-se igualmente ao cidadão comum que detêm smartphones, com sistema Android /IOS e que pretendam ter conhecimento dos locais que se encontram à sua volta.

Para 2017, a RightCo através da Nossa Freguesia, pretende estender-se internacionalmente e contar com mais de 150 mil ocorrências submetidas.

A Junta de Freguesia da Penha de França, assume diretamente o serviço e torna-se o primeiro cliente da plataforma.

Nuno Miguel Firmo, Inovation Manager da RightCo, explica, em comunicado, que a “Nossa Freguesia é uma aplicação com enfoque no Cidadão. É um canal de comunicação eficaz entre Cidadão e autarquia, com mais valias para ambos os lados”. E quais são essas mais valias?  “O Cidadão poderá participar na gestão autárquica, o que interferirá no imediato com a redução de burocracias, manutenção do espaço público e otimização dos recursos disponíveis”, explica Nuno Firmo.

A plataforma permite satisfazer, entre outros, determinados objetivos, como a redução da burocracia e processos administrativos, uma maior consciencialização social e eficácia na resolução de problemas no espaço público ou a fiscalização, inspeção e aperfeiçoamento da manutenção do espaço público.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.