Nova edição dos Prémios Empreendedor XXI com candidaturas de 171 startups portuguesas

A quarta edição do concurso dinamizado em Portugal pelo BPI atribuirá um prémio no Norte e Centro e outro em Lisboa, Sul e Ilhas e cada vencedor receberá 5 mil euros.

A quarta edição em Portugal dos Prémios Empreendedor XXI (PEXXI) recebeu 171 candidaturas de startups portuguesas, o que corresponde a aumento de 23% em relação ao concurso do ao passado, quando foram registadas 139 inscrições.

Os PEXXI decorrem em paralelo, em Portugal e em Espanha, no caso dos “Prémios Territoriais” (duas regiões em Portugal e 17 em Espanha), e em conjunto, nos “Prémios Desafios”, que serão atribuídos em junho de 2021 e que contam com oito desafios destacados (ver abaixo) para os quais se inscreveram 955 empresas da Península Ibérica.

Nesta edição serão atribuídos dois prémios em Portugal: um no Norte e Centro e outro no Lisboa, Sul e Ilhas e cada vencedor receberá 5 mil euros. Os empreendedores vitoriosos serão conhecidos em maio de 2021 e receberão a distinção no âmbito de uma Innovation Summit.

Os PEXXI são uma iniciativa anual dinamizada pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha, através da DayOne, a divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e seus investidores. Em Portugal, esta iniciativa conta, pelo terceiro ano consecutivo, com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Quais os desafios?

  • CidadeXXI (cidades sustentáveis)
  • ViveXXI (hotelaria e turismo)
  • Bem-EstarXXI (saúde dos cidadãos)
  • SementeXXI (setor agroalimentar)
  • PlanetaXXI (sustentabilidade do meio ambiente)
  • BancaXXI (setor financeiro)
  • JuntosXXI (impacto social)
  • DeepTechXXI (ciência e tecnologia)

Os vencedores de cada um dos desafios recebem um prémio no montante de 15 mil euros.

Todos os vencedores (territoriais e dos desafios), bem como um finalista de cada desafio, terão também acesso a um programa de acompanhamento internacional num dos principais hubs de inovação mundial e a um programa de mentoring, com o acompanhamento de especialistas de cada sector. Desde a sua criação, em 2007, os PEXXI acompanharam mais de 400 empresas e investiram cerca de 6 milhões de euros em prémios.

Startups de inteligência artificial vencem os Prémios Empreendedor XXI

Recomendadas

Três startups vencem programa de inovação da Prio

As empresas AirCO2 Fintech (Espanha), BeFC (França) e Evyon (Noruega) ganharam a sexta edição do “Jump Start”. “Perante desafios tão importantes como a transformação digital, sustentabilidade e a transição energética, acreditamos que é fundamental dar voz e colaborar com startups”, garante a diretora de I&D da petrolífera.

PremiumPortugal Ventures passa de prejuízo a lucro de 12 milhões

A sociedade do grupo Banco Português de Fomento registou um aumento de 45% na valorização da carteira de capital de risco, em relação a 2020, o que explicou os resultados líquidos positivos.

Prémio “João Vasconcelos – Empreendedor do ano 2022” atribuído aos fundadores da Coverflex

O prémio de “Empreendedor do Ano” foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e por Bernardo Correia, ‘country manager’ da Google Portugal, entidade parceira desta edição.
Comentários