[weglot_switcher]

Nova Iorque regista primeiro dia sem mortes por Covid-19 desde 12 de março

Uma Nova Iorque sem mortes por Covid-19 significa também um alívio das restrições para os cidadãos e para os negócios da cidade.
5 Junho 2020, 18h17

A cidade de Nova Iorque verificou o primeiro dia sem mortes confirmadas por coronavírus desde o dia 12 de março, avança o Departamento da Saúde de Nova Iorque.

A primeira morte por Covid-19 na cidade que nunca dorme verificou-se a 11 de março, com o número de óbitos diários a aumentar consideravelmente no dia 7 de abril, quando morreram 590 pacientes infetados com o vírus. A 9 de maio, o número de mortes diárias já se observava abaixo dos 100, sendo estes os valores mais baixos desde 24 de março.

Este marco da pandemia transmite a esperança de uma recuperação à cidade, segundo a ‘CNBC’, uma vez que a cidade se tornou o epicentro do surto nos Estados Unidos. Uma Nova Iorque sem mortes por Covid-19 significa também um alívio das restrições para os cidadãos e para os negócios da cidade.

Nova Iorque contam com 202.319 casos de infeção no território e 16.992 mortes confirmadas pelo vírus, sendo que existem 4.760 mortes em que o vírus não foi dado como a causa de morte, uma vez que não foram realizados testes, mas são consideradas como prováveis. Estas ‘mortes prováveis’ por coronavírus podem ser reclassificadas como confirmadas depois do resultado dos testes.

Apesar da cidade não ter verificado mortes, os novos casos continuam a surgir. Segundo os dados da Universidade de Johns Hopkins, nos últimos sete dias observou-se uma média de 21.763 novos casos, o que significa um aumento considerável.

O governador Andrew Cuomo anunciou que a cidade vai entrar na primeira fase de desconfinamento na próxima segunda-feira, algo que permite a abertura de mais negócios, incluindo construção, manufaturação e retalho, sendo que este último apenas permite levantar encomendas.

Também o autarca da cidade, Bill de Blasio, assumiu que Nova Iorque tem fortes probabilidades de avançar para uma segunda fase de desconfinamento no início de julho, caso cumpra os requerimentos das autoridades de saúde. Uma segunda fase permitirá reabrir as esplanadas ao jantar, barbearias e cabeleireiros e também as compras dentro das lojas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.