[weglot_switcher]

Nova procura jovens para solucionar problemas científicos. Vencedor vai à NASA

Arrancou a 5.ª edição do FCT NOVA Challenge, destinada a estudantes do 12º. ano dos cursos Científico-Humanístico e pela primeira vez aberto às escolas profissionais.
15 Janeiro 2020, 15h21

Abriram as candidaturas para o FCT NOVA Challenge, concurso da FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O concurso desafia alunos do 12º. ano dos cursos Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas e pela primeira vez também alunos das escolas profissionais a solucionar problemas científicos.

O FCT NOVA Challenge é uma competição entre equipas constituídas por um mínimo de três e um máximo de cinco estudantes, orientados por até dois professores. Os alunos devem conceber, ou até construir, um projeto que seja “uma resolução prática de um problema concreto de ciência ou engenharia, que pode passar por uma metodologia inovadora”. Idealmente, “as experiências”dos alunos “devem contribuir para o avanço da ciência”, que constitui um dos objetivos principais da faculdade sediada na Caparica.

A competição conta com o apoio da Direção-Geral da Educação e da Embaixada dos Estados Unidos, sendo o grande prémio uma viagem ao Centro da NASA em Washington. Os trabalhos selecionados serão mostrados ao público no dia 5 de junho.

No ano passado, o desafio foi ganho por alunos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, de São João da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.