O projeto Finanças para Todos – Programa de Literacia Financeira, criado pelo Nova SBE Finance Knowledge Center, com parceria de conteúdos da CFA Society Portugal e apoio da Fidelidade, tem como objetivo aumentar o nível de literacia financeira dos portugueses e apoiar o desenvolvimento do país ao capacitar famílias com baixos rendimentos a gerirem o seu orçamento mensal de forma sustentável.
O programa, dirigido a portugueses com mais de 18 anos, com baixos níveis de escolaridade e rendimento, será lançado no próximo dia 26 de setembro e disponibilizará formações gratuitas nesta área para capacitar as famílias a conseguir uma melhor gestão dos seus rendimentos, ganhar hábitos de poupança e planear o futuro, indica o comunicado.
Contará, então, com aulas gratuitas em horário pós-laboral no Campus da Nova SBE, durante as quais serão abordados temas como orçamento, poupança, bancos, crédito/dívida, reforma, investimento, seguros e impostos, mas também com uma linha de apoio telefónico — que será lançada em outubro deste ano e que estará disponível para o público em geral — que funcionará três horas por dia durante toda a semana, permitindo o esclarecimento de dúvidas gerais sobre finanças.
Para Daniel Traça, Dean da Nova SBE, “a parceria entre a Nova SBE e a Fidelidade tem sido uma grande mais-valia para a nossa comunidade em particular e para a sociedade portuguesa em geral através de várias iniciativas tais como a Nova SBE Academy of Purpose, os podcasts Fidelidade Studio ON Purpose, entre outras. Este programa de literacia financeira é a mais recente prova da nossa missão conjunta de um futuro melhor e mais sustentável para todos”.
Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “Este programa de Literacia Financeira que estamos a desenvolver com a Nova SBE, é fundamental para a afirmação da nossa estratégia de forte apoio à sustentabilidade social, nomeadamente, nos temas da Longevidade. Capacitar, quer os alunos, quer a população em geral, para uma maior e melhor literacia financeira será crucial para a nossa sustentabilidade financeira enquanto sociedade no futuro. A Nova SBE é o parceiro certo para fazer este caminho connosco”.
Esta “iniciativa não faz recomendações de qualquer produto específico, qualquer instituição ou qualquer investimento”, destaca o documento, tendo nascido “da profunda convicção de que as Universidades e empresas têm um papel fundamental na prestação de serviços à sociedade civil, nomeadamente em temas tão estruturantes como este que tem um impacto direto na vida de todos”.
“Este projeto assenta ainda no contributo do Nova SBE Finance Knowledge Center para a concretização da Agenda 2030 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o objetivo 1 – Erradicação da Pobreza, e o objetivo 4 – Educação de Qualidade”, conclui.