Nova vaga de coronavírus afeta índice de clima de negócios alemão

O pessimismo dos empresários em relação ao primeiro semestre de 2022 também aumentou, o que não são boas notícias para a economia alemã.

O sentimento das empresas alemãs deteriorou-se no Natal. A pandemia está a afetar fortemente os prestadores de serviços relacionados com o consumido e retalhistas.

O Índice de Ambiente de Negócios do Ifo caiu de 96,6 pontos em novembro para 94,7 pontos em dezembro. As empresas avaliaram a sua situação atual de negócios como menos positiva.

O pessimismo em relação ao primeiro semestre de 2022 também aumentou, o que não são boas notícias para a economia alemã.

Na indústria alemã, o índice subiu novamente depois de cair cinco vezes consecutivas. Isso deve-se a expectativas mais otimistas por parte das empresas.

As encomendas cresceram substancialmente. No entanto, as avaliações das empresas sobre a situação atual foram um pouco piores. Os estrangulamentos no fornecimento de produtos intermedios e matérias-primas intensificaram-se mais uma vez.

No setor de serviços, o clima de negócios tombou. A última vez que o índice caiu tanto foi em abril de 2020. Os prestadores de serviços estavam consideravelmente menos satisfeitos com os seus negócios atuais. As expectativas, que recentemente foram ligeiramente otimistas, também se tornaram pessimistas, especialmente no turismo e hotelaria.

O índice também caiu drasticamente no comércio. As avaliações das empresas sobre a sua situação atual foram nitidamente menos positivas. O indicador de expectativas caiu para o menor nível desde janeiro. Embora os desenvolvimentos tenham deixado os grossistas relativamente ilesos, os resultados do inquérito no retalho foram tão dramáticos quanto no inverno passado.

Na construção, o clima de negócios piorou. As avaliações da situação atual foram um pouco menos positivas. Além disso, houve um aumento notável do pessimismo em relação aos próximos meses.

Recomendadas

Lagarde avisa que taxas de juro vão continuar a subir

Dados da inflação na zona euro em novembro vão ser conhecidos esta semana. BCE reúne-se em meados de dezembro.

Cáritas já recebe pedidos de quem não consegue pagar empréstimo da casa

“O pânico foi imediato. O receio das pessoas, a angústia com que se aproximavam de nós a dizer ‘ai, se eu perco a minha casa’. É que nós tivemos uma crise em que houve muita gente a perder a casa; é recente ainda, está na memória das pessoas – 2008”, afirmou Rita Valadas.

Expectativas de exportação na Alemanha aumentam em novembro, diz Ifo

Depois de uma queda no mês anterior, a indústria automóvel volta a ter expectativa de crescimento nas exportações.
Comentários