[weglot_switcher]

Nova Zelândia vai abrir fronteiras por etapas no fim de fevereiro

De relembrar que as fronteiras da Nova Zelândia estiveram encerradas durante dois anos por causa da pandemia.
  • 2 – Nova Zelândia
3 Fevereiro 2022, 10h51

Depois de meses com restrições apertadas a turistas e residentes no país, a Nova Zelândia vai abrir as fronteiras de forma faseada a partir do fim do mês de fevereiro. O país localizado no continente da Oceania teve algumas das restrições mais apertadas do mundo.

Cidadãos já vacinados que se encontrem na Austrália podem deslocar-se para o país no dia 27 de fevereiro e não ficam sujeitos a qualquer quarentena. Por sua vez, os turistas vacinados só são permitidos a partir de 13 de março e serão obrigados a um isolamento de dez dias.

De relembrar que as fronteiras da Nova Zelândia estiveram encerradas durante dois anos por causa da pandemia. Durante este período, registaram-se 53 mortes e 17 mil casos de Covid-19, números bastante abaixo do que outros países.

Muitos cidadãos neozelandeses ficaram retidos nos países onde se encontravam mas o bloqueio das fronteiras a residentes e cidadãos do mundo ficou em xeque depois da jornalista neozelandesa Charlotte Bellis ter denunciado a dificuldade em regressar ao país, mesmo estando grávida, e de finalmente lhe ter sido atribuída uma vaga nas instalações militares de quarentena, depois de ter pedido auxílio a talibãs. Charlotte Bellis está completamente vacinada e vai para casa no início de março e já deverá poder cumprir a quarentena em casa.

Em termos de vacinação, o governo anunciou que 94% da população com mais de 12 anos já se encontra vacinada e que 56% da população elegível para a dose de reforço já está vacinada.

Como será a abertura de fronteiras?

Fase 1: Neozelandesas totalmente vacinados que estejam na Austrália podem regressar ao país a 27 de fevereiro

Fase 2: Cidadãos totalmente vacinados de qualquer país do mundo podem ir à Nova Zelândia a partir de 13 de março. Trabalhadores que tenham trabalhos em suspenso na Nova Zelândia podem deslocar-se a partir desta altura.

Fase 3: Milhares de estudantes internacionais têm autorização para regressar ao país a partir de 12 de abril

Fase 4: Viajantes sem visto podem visitar a Nova Zelândia a partir de julho

Fase 5: A partir desta fase, quem quiser visitar o país pode fazê-lo desde que tenha autorização prévia através do visto

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.