Novabase com subida de 21,5% dos lucros no primeiro semestre para 4 milhões de euros

A empresa portuguesa de serviços de Tecnologias da Informação, que conta atualmente com 2.076 trabalhadores, viu o volume de negócios crescer 13% face ao mesmo período de 2021 para 76,1 milhões de euros.

A Novabase fechou o primeiro semestre deste ano com um resultado líquido positivo de 4 milhões de euros, o que representa uma subida homóloga de 21,5% ou lucros de 13 cêntimos por ação. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da tecnológica portuguesa foi de 7,5 milhões de euros, mais 19% em relação ao mesmo período do ano passado.

A empresa de serviços de Tecnologias da Informação (TI), que conta atualmente com 2.076 trabalhadores, viu o volume de negócios crescer 13% face ao mesmo período de 2021 para 76,1 milhões de euros, novamente impulsionado pelo segmento de tecnologias de vanguarda – designada “Next Gen” – que representou a maioria da faturação (72%) e inclui Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e cloud, entre outras.

O volume de negócios nesta área cresceu 9% para 55 milhões de euros, sendo que os mercados internacionais são responsáveis por uma fatia de 63% deste bolo, sobretudo a Europa e o Médio Oriente, de acordo com a informação financeira divulgada esta sexta-feira, após o fecho das bolsas, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Desde fevereiro têm-se registado pressões inflacionistas e volatilidade nos mercados financeiros. Embora a envolvente económica esteja cada vez mais imprevisível, contamos com a resiliência e adaptabilidade da nossa equipa para nos manter no rumo”, comentou o presidente executivo e do conselho de administração da Novabase, Luís Paulo Salvado, no relatório financeiro enviado à CMVM.

Nos primeiros seis meses de 2022, a empresa teve um fluxo de caixa de 54,3 milhões de euros, um EBIT (resultados operacionais) de 6 milhões de euros e uma capitalização bolsista de 152 milhões de euros.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Banco suíço UBS investe em unicórnio de inteligência artificial

O financiamento à norte-americana BigPanda ocorreu através da unidade de inovação e empreendedorismo UBS Next, que tem 200 milhões para startups tecnológicas e fintechs.

Passageiros nos aeroportos mais que quadruplicam no 2.º trimestre para 14,5 milhõe

O número de passageiros nos aeroportos nacionais mais do que quadruplicou no segundo trimestre deste ano, crescendo 329,3% em relação ao período homólogo, para 14,5 milhões, indicou a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.
Comentários