[weglot_switcher]

Novas estações do metro de Lisboa e do Porto aprovadas

Na capital, a linha amarela e a verde vão ser ampliadas e haverá duas novas estações (Estrela e Santos). Na ‘Invicta’, os passageiros vão poder usar uma nova linha: a rosa.
  • Metro do Porto
13 Dezembro 2018, 14h51

O Governo deu oficialmente ‘luz verde’ às obras nos metropolitanos de Lisboa e do Porto. O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 13 de dezembro, os projetos de expansão das duas empresas que gerem estes transportes.

Segundo o diploma, na capital proceder-se-á ao prolongamento das linhas amarela e verde (dois quilómetros), entre o Rato e o Cais do Sodré (cuja estação será remodelada), e haverá duas novas estações (Estrela e Santos). Na ‘Invicta’ será construída uma nova linha (rosa) entre a Casa da Música e São Bento – com quatro novas estações subterrâneas (Casa da Música, Galiza, Hospital de Santo António e São Bento) – numa extensão de 2,8 quilómetros –, bem como o alargamento da linha Aamarela, entre Santo Ovídeo e Vila d’Este.

“O custo total das obras no Metro de Lisboa ascende aos 210 milhões de euros com a comparticipação de 83 milhões de euros através de fundos comunitários [Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR)]”, refere o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, em comunicado. As obras começam já no primeiro semestre do próximo ano.

O gabinete de João Pedro Matos Fernandes refere ainda que no Porto a empreitada arranca em 2019 e prolonga-se até 2023, tendo um custo superior a 307 milhões de euros, comparticipados em 107 milhões de euros pelos mesmos fundos comunitários (PO SEUR).

No final de novembro, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável ao projeto que cria uma linha circular no Metropolitano de Lisboa e liga o Rato ao Cais do Sodré. A expansão representa um “investimento de 210,2 milhões de euros, devendo as obras arrancar até ao final do primeiro semestre de 2019”, conforme estipulado no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.