[weglot_switcher]

Polícia detém suspeito de conduzir camião que matou 9 e feriu 50 em ataque em Berlim

A nacionalidade do suspeito ainda não é conhecida, mas polícia confirma que passageiro morreu durante o ataque.
  • REUTERS/Pawel Kopczynsk
19 Dezembro 2016, 20h49

Um camião investiu contra uma multidão num mercado de Natal no centro da capital alemã, Berlim, matando nove pessoas e ferindo acerca de 50. A polícia alemã adianta que o homem suspeito de conduzir o veículo foi detido e que o co-piloto morreu durante o ataque.

A agência Reuters referiu que as primeiras indicações apontavam já para um ataque  ao mercado, situado perto da histórica igreja Kaiser Wilhelm, que foi mantida como ruína após a Segunda Guerra Mundial. O camião acelerou em direção ao mercado pouco antes das 20h00, quando o recinto estaria lotado de pessoas a fazerem compras de Natal.

“O suposto condutor do camião foi detido aqui perto”, disse Thomas Neuendorf, porta-voz da polícia, citado pela Bloomberg. “Podemos informar que o passageiro do camião morreu”. Adiantou que a detenção do condutor ocorreu a algumas centenas de metros do local do ataque e após ter sido identificado por testemunhas.

A Bloomberg acrescenta que ainda não há informações sobre a identidade do suspeito.

Segundo a conta de Twitter da polícia de Berlim, não há indicações sobre outras situações de perigo na cidade. As autoridades pedem aos cidadãos para não espalharem rumores, nem distribuírem vídeos do ataque na zona de praça Breitscheidplatz, de forma a proteger a privacidade das vítimas.

O incidente evoca memórias do ataque em Nice, em França, em julho deste ano, quando um homem matou 86 pessoas ao acelerar um camião para uma zona onde centenas festejavam o Dia da Bastilha, um ataque que foi reivindicado pelo auto-proclamado Estado Islâmico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.