Nove politécnicos promovem ensino superior português em Cabo Verde

A comitiva é constituída por representantes de Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Santarém, Coimbra, Tomar e ainda a Escola Superior de Enfermagem do Porto. Objetivo é estabelecer contactos de proximidade com escolas e alunos.

Responsáveis de nove politécnicos portuguesas estão em Cabo Verde numa missão de promoção da internacionalização do ensino superior politécnico e estreitamento de relações com congéneres de países que estão identificados como mercados estratégicos.

A missão, que arrancou dia 22 deste mês e termina no próximo sábado, 28, insere-se no âmbito do projeto Portugal Polytechnics International Network (PPIN), apoiado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e envolve a participação dos Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, de Leiria, de Castelo Branco, de Portalegre, de Viseu, de Santarém, de Coimbra, de Tomar e Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Durante sete dias, a delegação portuguesa passa por escolas secundárias nas ilhas de Santiago, S. Vicente e Sal, para estabelecer contactos de proximidade com os dirigentes dessas instituições e com os estudantes. Também realizam encontros com representantes do tecido empresarial e das instituições de ensino superior cabo-verdianos, bem como com câmaras municipais locais, visando o desenvolvimento da cooperação e o trabalho conjunto.

“O objetivo passa por potenciar as sinergias existentes e criar outras através de networking junto ao tecido empresarial e junto do domínio diplomático”, explicam.

Para a vice-presidente do Politécnico de Coimbra, Ana Ferreira, que integra a comitiva, esta missão reveste-se de particular importância “devido aos laços históricos e culturais entre Cabo Verde e Portugal e a sua língua comum, que facilitam o processo de integração dos estudantes cabo-verdianos em cursos lecionados em Portugal”.

O projeto PPIN envolve 15 instituições politécnicas, com o Politécnico do Porto na liderança, e representa um investimento superior a 1,8 milhões de euros, cofinanciados pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e a União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Segundo os responsáveis do CCISP, “o processo de internacionalização dos politécnicos portugueses tem vindo a ganhar muita expressão nos últimos anos, o que é visível no aumento dos estudantes internacionais no País”, avaliam os membros do PPIN.

 

 

Recomendadas

Mais de 85.700 imigrantes da CPLP pediram autorizações de residência em Portugal em nove dias

Imigrantes da CPLP podem obter autorização de residência online desde 13 de março. A autorização de residência tem um custo de 15 euros e a disponibilização deste documento em modelo eletrónico demorará “em regra 72 horas”.

Relatório norte-americano alerta para sobrelotação das cadeias em Cabo Verde

O Departamento de Estado norte-americano reconheceu hoje que não há relatos de “violações significativas” dos direitos humanos em Cabo Verde, mas voltou a alertar para a sobrelotação das cadeias do arquipélago.

PremiumBolsas de Angola, Cabo Verde e Moçambique juntam esforços

No ano passado, as bolsas de valores dos três países assinaram um memorando de entendimento para a promoção da internacionalização dos mercados, no âmbito das áreas prioritárias de cooperação e desenvolvimento de serviços e instrumentos financeiros.
Comentários