Novembro positivo para as exportações do setor metalúrgico e metalomecânico

As exportações no setor metalúrgico e metalomecânico voltam a subir, face ao período homólogo anterior. No mês de novembro, verificou-se um crescimento de 10,5%, quando comparado com o mesmo mês de 2013, atingindo os cerca de 1.190 milhões de euros. “Mais uma vez, comprova-se que o setor metalúrgico e metalomecânico está em crescente desenvolvimento e […]

As exportações no setor metalúrgico e metalomecânico voltam a subir, face ao período homólogo anterior. No mês de novembro, verificou-se um crescimento de 10,5%, quando comparado com o mesmo mês de 2013, atingindo os cerca de 1.190 milhões de euros.

“Mais uma vez, comprova-se que o setor metalúrgico e metalomecânico está em crescente desenvolvimento e ascensão, reafirmando-se como pilar fundamental para o progresso e inovação nacional. As vendas para o exterior do setor continuam a representar uma enorme fatia das exportações do país, com a Europa como principal mercado recetor”, refere Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal).

Estes dados, segundo Rafael Campos Pereira, permitem desde já que se afirme que, antes mesmo de contabilizados os números de dezembro, o ano de 2014 seja o melhor de sempre para a indústria metalúrgica e metalomecânica nacional, evidenciando crescimentos assinaláveis em segmentos específicos como a subcontratação industrial e os produtos metálicos.

De acordo com as Estatísticas do Comércio Internacional, recolhidas pela AIMMAP, entre janeiro e novembro de 2014, o crescimento das exportações foi de, aproximadamente, 8,9%, face ao mesmo período do ano anterior, atingindo os 12.751 milhões de euros.

O mercado europeu continua a ter uma grande expressão nas exportações do setor, correspondendo a um peso relativo de 71,3%, em novembro de 2014.

Pela sua natureza, o setor metalúrgico e metalomecânico ocupa uma posição central no crescimento económico das economias modernas, dado o seu papel no desenvolvimento e difusão de novas tecnologias.

A diversidade de produtos, serviços e competências – que engloba atividades tão diferentes como a metalurgia, a cutelaria e louça metálica, máquinas e equipamentos, fabrico de peças técnicas utilizadas, por exemplo no setor automóvel, entre outros -, reforça o reconhecimento do setor metalúrgico e metalomecânico português como um dos setores mais inovadores a nível mundial contribuindo para fortalecer o papel central do sector na economia industrial portuguesa.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.