O evento “Portugal eHealth Summit” decorre de 4 a 6 de abril, no Meo Arena- Sala Tejo, em Lisboa, e há novidades para utentes e profissionais de saúde a serem debatidas: exames médicos sem papel e credenciais pedidas por telefone.
O que se pretende é que os médicos de família já possam receber, por via electrónica, os resultados das análises laboratoriais prescritas ao doente e feitas em entidades convencionadas, por exemplo, informa o Diário de Notícias.
Outro dos projetos é a progressiva substituição e modernização do software dos centros de saúde.
Henrique Martins frisa que uma das ideias centrais do Portugal eHealth Summit é reunir todos os agentes interessados no “uso do digital para transformar a saúde”, sejam utentes, profissionais de saúde, empresários, autarquias ou organismos públicos.
Segundo estimativas dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o evento contará com a participação de mais de 8 mil pessoas.
De dimensão internacional, o evento centra-se no processo de transformação digital da Saúde.
Durante três dias, a SPMS vai apostar num modelo dinâmico, integrador e abrangente de partilha de sinergias, focando-se em temáticas diversas relativas à Inovação de Sistemas de Informação, Interoperabilidade, e-Procurement, e-Commerce, Telesaúde, e outros temas relacionados com os vários segmentos de eHealth.