[weglot_switcher]

Novo aeroporto: Pássaros arrastam decisão até ao final deste ano

O processo do novo aeroporto de Lisboa sofre novo atraso quando a capacidade do aeroporto Humberto Delgado está à beira do limite.
8 Fevereiro 2017, 16h37

A decisão sobre o novo aeroporto na cidade de Lisboa vai arrastar-se até ao final do presente ano.

A revelação foi dada há minutos na Assembleia da República, no debate quinzenal, pelo primeiro-ministro, António Costa, que explicou que é necessário realizar um estudo sobre a migração das aves no estuário do Tejo antes da decisão final sobre a localização do projeto do novo aeroporto, apontado para a base aérea do Montijo.

Segundo António Costa, antes de ser tomada a decisão final, prevista para a próxima semana, é necessário saber “fazer um estudo sobre a migração dos pássaros”, o qual “só deverá estar concluído no final deste ano”.

“As decisões definitivas [sobre o novo aeroporto] terão de esperar até essa altura, porque estamos condicionados nesta questão da segurança aeronáutica, que pode conflituar com a migração dos pássaros”, explicou António Costa na Assembleia da República.

Questionado sobre esta matéria pela deputada do CDS/PP de presidente do partido, Assunção Cristas, o primeiro-ministro resumiu: “temos de esperar até ao final do ano para haver um relatório sobre o percurso migratório [das aves], que pode conflituar com a segurança aeronáutica”.

Esta é uma novidade no processo de decisão sobre o processo do no aeroporto, que se esperava arrancar de forma definitiva e conclusiva no próximo dia 15 de fevereiro, com assinatura do memorando de investimento entre o Estado português e a ANA, concessionária dos aeroportos nacionais, detida pelo grupo francês Vinci.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.