Novo ano, novas resoluções financeiras. Siga estas cinco dicas para um 2022 mais desafogado

Se pretende definir metas que o ajudem a controlar o seu dinheiro e respetivos investimentos, tome nota das cinco sugestões que o poderão ajudar a consolidar a sua conta bancária em 2022.

O final do ano é sempre uma altura de introspeção, a vários níveis, especialmente no que toca a definir objetivos para o futuro. Ainda que, à partida, existam vários tipos de resoluções de fim de ano na mente dos portugueses, ter o controlo das suas finanças torna-se prioritário em tempos marcados pela volatilidade.

Se pretende definir metas que o ajudem a controlar o seu dinheiro e respetivos investimentos, tome nota de cinco sugestões que o poderão ajudar a consolidar a sua conta bancária em 2022.

Invista o seu dinheiro de forma responsável

Ainda que os depósitos a prazo ofereçam atualmente taxas de juros muito baixas, estes continuam a ser uma das formas mais populares de investimento na sociedade portuguesa. Ainda assim, existem mais opções onde o capital está garantido, como os certificados do tesouro ou os seguros de capitalização. Caso esteja disposto(a) a assumir riscos, existem produtos mais rentáveis, mas sem capital garantido. Informe-se e invista de acordo com o seu perfil — fundamental para a sua segurança financeira.

Procure um rendimento extra no final do mês

À primeira vista, esta sugestão pressupõe a acumulação de tarefas com o trabalho. Mas esse pode não ser a situação. Caso tenha um hobby ao qual dedica muito tempo todos os meses, tente transformá-lo numa fonte de rendimento sem compromisso. Por exemplo, caso goste de cozinhar, aproveite todo o potencial das redes sociais para publicitar os seus produtos, mesmo que comece pela família e amigos.

Esteja atento a saldos e promoções

Saber onde e quando comprar também é uma arte. Com a popularização do comércio eletrónico, os saldos e promoções estão muitas vezes à curta distância de um clique. Estar atento às suas marcas favoritas ou, simplesmente, navegar pela internet em busca de boas oportunidades poderão ser duas dicas suficientes para poupar alguns euros na hora de comprar.

Outro opção que deve considerar são os produtos em segunda mão. Também aqui o comércio eletrónico tem um papel fundamental, não só em fazer chegar a oferta aos consumidores, mas também no sentido de legitimar produtos que, de outra forma, caíam muitas vezes em estereótipos da sociedade por não serem novos. Explore esta alternativa.

Reduza as comissões dos cartões de crédito

Se passou grande parte de 2021 a pensar que talvez estaria a pagar demasiadas comissões pelos seus cartões de crédito, a entrada do novo ano poderá ser a altura perfeita para alterar a situação. Compare cartões, especialmente aqueles cujas comissões são inferiores, explore a oferta sempre no sentido de comparar e procure um cartão de crédito que, para além do dinheiro, lhe ofereça outros benefícios como descontos, milhas aéreas ou saldo para combustível.

Renegociar o contrato de telecomunicações

O início do novo ano costuma ser uma altura em que as empresas de telecomunicações oferecem oportunidades mais vantajosas para os seus clientes, ainda que pressuponha uma extensão do período de fidelização. Ainda assim, é importante saber as condições do seu contrato atual, saber quando expira e, por ventura, quais as alternativas de que dispõe.

Caso o seu contrato expire, a empresa responsável pelas suas telecomunicações terá ofertas mais vantajosas para continuar a usufruir do seu contrato. Uma dessas vantagens poderá ser a redução do valor mensal ou, em alternativa, manter o valor da fatura mas com mais benefícios. No entanto, convém sempre explorar as ofertas de outras empresas, no sentido de comparar e perceber qual a opção mais adequada para si.

Caso o seu contrato não expire no início do ano, continua a ser importante contactar a operadora, porque muitas vezes estas empresas têm promoções e campanhas preparadas para o arranque do novo ano onde, para além de ofertas exclusivas, poderá estar incluída a redução da mensalidade.

Recomendadas

Dificuldades em pagar as contas? Processo de insolvência singular pode ser um caminho

O consumidor em situação ou na iminência de incumprimento e sem qualquer perspetiva, a médio ou longo prazo, de que a sua situação financeira se altere poderá recorrer ao tribunal para pedir a insolvência singular.

Comparadora de seguros HelloSafe recebe mais quatro milhões para expandir em Portugal

“Este financiamento irá apoiar a nossa ambição de nos tornarmos a plataforma internacional número um em Portugal para comparar produtos financeiros e de seguros”, diz Oleksiy Lysogub, cofundador da empresa canadiana. ‘Insurtech’ vai contratar 40 pessoas.

Saiba que tipo de informação é dada pela nova etiqueta energética

A informação que consta da etiqueta varia conforme o equipamento, mas existe um conjunto de informação comum.
Comentários