Novo Banco. BdP sondou bancos para aumento de capital

O Banco de Portugal abordou os bancos para saber se estariam disponíveis para injetar mais dinheiro no Fundo de Resolução


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O Banco de Portugal abordou os bancos para saber se estariam disponíveis para injetar mais dinheiro no Fundo de Resolução, o qual seria usado para recapitalizar o Novo Banco, tendo as instituições recusado participar na operação.

Segundo disse à Lusa fonte do setor financeiro, a proposta informal foi feita no início desta semana e passava por um aumento de capital a realizar pelos bancos contribuintes do Fundo de Resolução ou por um outro veículo constituído pelos bancos. A ideia foi prontamente recusada pelas instituições financeiras sondadas.

A Lusa contactou o Banco de Portugal sobre este tema mas não obteve resposta do supervisor e regulador bancário até ao momento.

Já a Associação Portuguesa de Bancos disse que, “a ter existido alguma proposta, só pode ter acontecido junto de bancos” e o Ministério das Finanças remeteu qualquer comentário para o Banco de Portugal.

Com a proposta feita aos bancos, a entidade liderada por Carlos Costa pretendia ajudar a suprir as falhas de capital do Novo Banco, que ascenderiam a cerca de 2 mil milhões de euros e que teriam de ser colmatadas antes do final do ano por imposição do Banco Central Europeu (BCE).

OJE

Recomendadas

Grupo Stellantis e DST Solar nas Agendas Mobilizadoras

A inovação verde para a indústria automóvel passa pelas Agendas Mobilizadoras. O ISQ&CTAG irá investir 6,2 milhões de euros.

TAAG recebe aviso de greve dos pilotos com início a 7 de outubro

O Sindicato de Pilotos de Linha Aérea (SPLA) decretou uma greve a partir de 7 de outubro, tendo já sido enviado o aviso de greve à TAAG – Linhas Aéreas de Angola na sexta-feira, anunciou este sábado a companhia aérea angolana.

Infraestruturas de Portugal registou lucro de 32,4 milhões no primeiro semestre

Este valor significa uma recuperação de 71,3 milhões de euros em comparação com os prejuízos de 38,9 milhões de euros verificados no mesmo período de 2021.