[weglot_switcher]

Novo Banco fecha 2016 acima dos 22% no crédito às empresas

Fonte oficial do banco afirma ter “reforçado o seu papel estratégico no segmento das empresas, especialmente exportadoras”, que representam “cerca de 70% da sua carteira de crédito”.
22 Janeiro 2017, 18h19

O Novo Banco conseguiu no final de 2016 uma posição superior a 22% de quota de mercado no segmento de crédito às empresas e negócios. Este reforço ficou a dever-se à concretização durante o ano passado de mais de 750 milhões de euros em novas operações de crédito no segmento das empresas, especialmente exportadoras.

Numa nota envidas às redações, o banco liderado por António Ramalho explica que, no segmento de exportação, o Novo Banco registou o ano passado “uma posição de 23% no trade finance [apoio ao financiamento da exportação ou importação de bens ou serviços] e com o reforço de 20% para 22% nas PME [Pequenas e Médias Empresas] Líder”.

O banco afirma que, desta forma, conseguiu o ano passado “reforçar o seu papel estratégico no segmento das empresas, especialmente exportadoras”, que representam “cerca de 70% da sua carteira de crédito”.

“O Novo Banco liderou o apoio aos setores que são os motores da economia nacional, com cerca de 32% da carteira de crédito do banco dedicada às empresas de bens transacionáveis e exportadoras”, pode ler-se no comunicado. “São estas as empresas líderes, que criam emprego e riqueza para o país”.

A informação surge dias depois do anúncio feito pelo banco, que dá conta de que até fevereiro será liquidada a última tranche de 1.500 milhões de euros de dívida, colocando assim um ponto final nas ajudas do Estado ao banco, que está em processo de venda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.