PremiumNovo embargo à Rússia com impacto no preço do gasóleo na bomba

Um quarto do gasóleo consumido na Europa continua a vir da Rússia, mas a partir de 5 de fevereiro entra em vigor novo embargo. Analistas apontam que preços na bomba estão em risco de sofrer aumentos.

Maxim Shemetov/Reuters

Portugal funciona à base de gasóleo e também o resto da Europa e do mundo. O transporte de mercadorias, incluindo alimentação, e de passageiros, é feito através de veículos pesados que funcionam à base deste combustível. A Europa consome diariamente 450 mil barris diários de gasóleo russo que ainda pesam 27% no consumo do velho continente, quase um ano após a invasão russa da Ucrânia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumAngola prepara-se para queda do petróleo após 2030

A transição energética deve diminuir o apetite global por petróleo, embora menos do que projetado, preveem analistas ouvidos pelo JE. Conversão para gás é um rumo, mas aposta nas renováveis e no agroalimentar é para aprofundar.

PremiumDepois da tempestade, vem a bonança

Fed mais hawkish não assusta investidores, à medida que os mercados superam a crise bancária.

PremiumPortimão estreia corrida de superbikes feminina

Terá lugar em outubro deste ano e início em 2024, revela ao JE, Jorge Pessanha Viegas, o único português que lidera uma federação desportiva a nível mundial e foi reeleito para um novo mandato.
Comentários