[weglot_switcher]

Novo esquema fraudulento no WhatsApp: Não se deixe enganar

Conheça aqui alguns dos pormenores que a aplicação considera duvidosos e que dão o alerta ao utilizador de que está diante de um potencial esquema.
  • Chris Ratcliffe/Bloomberg
6 Janeiro 2017, 16h20

A aplicação WhatsApp anunciou hoje que está a ser alvo de um esquema fraudulento, alertando desta forma os utilizadores para que não sejam envolvidos.

O “esquema” consiste no envio de uma mensagem da rede a notificar o utilizador que, para continuar a utilizar a aplicação terá de pagar, algo que não é verdade já que a aplicação continua a ser gratuita.

Este é um esquema que tem vindo a circular por algumas ocasiões desde 2012 e que pede ao utilizador que reencaminhem a mensagem para dez contactos diferentes se não quiserem proceder ao pagamento, sendo esta a única forma de voltar ter o seu ícone verde, em vez de azul como aparece no momento do esquema.

“Aconselhamos sempre a bloquear o remetente, ignorar a mensagem e a apagá-la”, indica o WhatsApp em relação a este esquema, aproveitando para relembrar os mais de mil milhões de utilizadores como identificar pormenores que sejam estranhos.

Alguns dos pormenores que a aplicação considera duvidosos e que dão o alerta ao utilizador de que está diante de um potencial esquema passam por fatores como o remetente afirmar-se como parte da equipa do WhatsApp, o conteúdo das mensagens incluir instruções para ser reencaminhado para outros contactos, a mensagem referir que é possível evitar o castigo, como suspensão de conta, através do reencaminhamento da mensagem, e o conteúdo da mensagem incluir um prémio ou presente do WhatsApp ou de outra pessoa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.