[weglot_switcher]

Novo festival em Beja convoca o rei-poeta Al-Mu’tamid para celebrar a multiculturalidade

De 2 a 4 de junho, o Festival Terra Mágica – Al-Mu’tamid promete cruzar fado, flamenco, cante alentejano e gnaoua. Beja será o palco desta nova proposta na rota dos festivais portugueses.
22 Maio 2022, 10h30

“A vida do poeta, célebre como rei, literato e homem, é das mais bem conhecidas do Alandalus. O melhor retrato de si mesmo extrai-se da sua poesia, transbordante de sinceridade”, escreveu Adalberto Alves em “Al-Mu’tamid, Poeta do Destino”.

O prestígio quase lendário deste bejense universal, que foi um humanista do século XI, prende-se com a sua tolerância e com o seu papel de mecenas da cultura. Razões de peso para a organização do evento – que reúne a ALD Produções, o Zález Artist Collect, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Câmara de Beja – ter escolhido o rei-poeta como inspiração para este encontro.

A maior ambição? “Aprofundar e transformar” os patrimónios fado, flamenco, cante alentejano e gnaoua – um dos principais géneros do folclore marroquino –, “numa viagem mágica” pelos lugares que marcaram a vida e a obra de Al-Mu’tamid. Ou seja, será uma viagem entre Beja, no Alentejo, onde nasceu em 1040, Silves, no Algarve, que governou e onde se afirmou como “o grande expoente da poesia da sua época”, Sevilha, em Espanha, onde foi o último rei da Taifa Abádida do Al-Andalus – nome dado à Península Ibérica pelos conquistadores islâmicos do século VIII –, e Aghmat, em Marrocos, onde morreu em cativeiro, no ano de 1095.

Mas vamos ao programa do festival que agora se estreia.

 

Das várias propostas, destaque para a estreia mundial do espetáculo “Tanta Monta, Monta Tanto”, que vai juntar o fadista Ricardo Ribeiro e o cantor de flamenco romani espanhol Duquende, no dia 1 de junho, no Teatro Municipal Pax Julia, a partir das 21h00. E também para a performance “Telluric Beja”, que reúne no mesmo palco o dj HD Substance, a bailarina Catalina Lucrecia e o percussionista Carlos Mil-Homens, para o concerto do marroquino Maâlem Omar Hayat e para o baile flamenco interpretado por Macarena López.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.