[weglot_switcher]

Novo Nordisk vai reduzir o preço da insulina nos Estados Unidos

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou que o preço das suas gamas de insulina vão baixar entre 65% e 75% no mercado norte-americano.
14 Março 2023, 17h23

A Novo Nordisk, empresa dedicada ao sector da saúde, anunciou esta terça-feira que tenciona reduzir o preço de vários medicamentos de insulina até 75% nos Estados Unidos, seguindo as passadas da farmacêutica Eli Lilly, avança o jornal “CNBC”.

Estes cortes no preço da insulina vêm após anos de indignação, por parte dos doentes, sobre o elevado custo do tratamento da doença de diabetes.

A empresa é uma das maiores fabricantes de insulina do mundo, e reduzirá o preço da insulina NovoLog em 75%, e os preços da Levemir e Novolin em 65%, segundo informa em comunicado. Estas mudanças de preço vão entrar em vigor a 1 de janeiro de 2024.

Um pacote com cinco canetas de injeção da NovoLog vai cair para 139,71 dólares, dos atuais 558,83 dólares. Já o frasco de insulina vai passar a custar 72,34 dólares, de 289,36 dólares.

A empresa também afirmou que planeia reduzir o preço de tabela dos seus produtos de insulina sem marca, de forma a igualar o preço reduzido de cada insulina de marca respetiva.

Steve Alberts, vice-presidente sénior, afirma em comunicado que a empresa tem “trabalhado para desenvolver um caminho sustentável que equilibre a acessibilidade do paciente, a dinâmica do mercado e as mudanças nas políticas em evolução”, garantido que a “Novo Nordisk continua comprometida em garantir que os pacientes que vivem com diabetes possam pagar pelas insulinas, uma responsabilidade que levamos a sério”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.