[weglot_switcher]

Novo protesto anti-Trump promete tirar muito dinheiro aos cofres do Estado

Os manifestantes querem chamar à atenção ao presidente para o descontentamento social com as suas medidas através do não pagamento dos impostos.
  • Noah Berger/REUTERS
16 Fevereiro 2017, 12h08

Depois das palavras de ordem gritadas em manifestações nas ruas e dos boicotes aos produtos da marca Trump, os norte-americanos têm agora uma nova forma de protestar contra as medidas que o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer implementar no país. Com recurso a um protesto fiscal, os manifestantes querem atrair as atenções do outrora magnata e multimilionário presidente, que deve passar a conta com os cofres do Estado um pouco mais vazios.

Donald Trump quer construir um muro na fronteira do país com o México, quer remodelar o sistema de saúde Obamacare, quer trazer de volta a indústria e os mais empregos ao país, mas tudo isso implica custos. Foi precisamente a pensar nisso que centenas de norte-americanos afirmam que não têm a intenção de pagar os impostos ao Fisco, de forma a diminuir os recursos monetários que o presidente norte-americano terá ao seu dispor para pôr em prática as suas ideias.

“O Governo [de Donald Trump] necessita o nosso dinheiro. Com este tipo de protesto pacífico vamos conseguir captar a sua atenção”, afirma ao jornal britânico ‘The Guardian’, Andrew Newman, um dos cidadãos que se juntaram ao protesto.

Ao jornal, vários manifestantes garantem ainda que irão apresentar as suas declaraçõs de rendimentos quando Donald Trump se dignar a fazer o mesmo, tal como prometeu durante a campanha presidencial. Vários famosos como a atriz Mia Farrow e a ativista Gloria Steinem já se mostraram a favor da ideia.

A forma de protesto não é nova. Já em 1968, os norte-americanos levaram a cabo um protesto fiscal para tentar evitar a intervenção militar dos Estados Unidos na Guerra do Vietname. No entanto, a medida foi incapaz de conter a ação do presidente Lyndon B. Johnson e a entrada dos EUA na guerra veio mesmo a acontecer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.