[weglot_switcher]

Novo recorde: Eletricidade grossista a 360 euros no mercado ibérico

Este é o sexto recorde no espaço de sete dias. Os preços da eletricidade não param de escalar no mercado ibérico.
21 Dezembro 2021, 12h13

A eletricidade voltou hoje a bater um novo recorde no mercado grossista ibérico: 360 euros por megawatt hora (MWh) para o dia de amanhã, 22 de dezembro.

Este é o preço médio para quarta-feira, mas o mercado vai oscilar entre os 380 euros/MWh e os 331 euros por MWh nos dois países ibéricos. Para Portugal já foram negociados 150 gigawatts hora (GWh) de eletricidade para amanhã; para Espanha, 448 GWh.

Esta subida exponencial acontece principalmente devido ao aumento do preço do gás natural nos mercados internacionais, a par dos custos das licenças de emissão de dióxido de carbono (CO2).

O máximo anterior tinha sido atingido na segunda-feira: 339,84 euros/MWh. Esta subida coloca pressão sobre as faturas da eletricidade dos consumidores, mas também sobre as empresas nacionais.

Ainda hoje, o INE deixou um alerta: o aumento dos preços está a pressionar a indústria nacional. A subida dos preços tem como efeito encarecer os produtos que são comprados pelos portugueses, mas também torna o país menos competitivo lá fora, pois as exportações ficam mais caras.

Em novembro, o índice de preços na produção na indústria nacional subiu 14,4% face a período homólogo, com a subida do preço da energia a contribuir, precisamente, para este encarecimento.

https://jornaleconomico.pt/noticias/aumento-de-precos-pressiona-industria-nacional-alerta-ine-822460

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.