[weglot_switcher]

Novo supercomputador será dez vezes mais rápido que o melhor do mundo

A China começou a construir um supercomputador de nova geração que deverá ser dez vezes mais rápido que o atual campeão mundial, o Sunway TaihuLight.
20 Fevereiro 2017, 10h16

A China já nos habituou a surpresas a nível tecnológico, e a semana começou com mais uma delas. Esta segunda-feira, o “China Daily” informou que os peritos do país estão a desenvolver um novo protótipo de supercomputador que será dez vezes mais rápido que o atual melhor do mundo.

O aparelho estar concluído até 2018 e será capaz de realizar um trilião de cálculos por segundo, de acordo com as informações veiculadas por um dos responsáveis do Centro Nacional de Supercomputadores de Tianjin, Meng Xiangfei.

Meng Xiangfei adiantou aos meios de comunicação chineses que o nível computação deste protótipo é tão avançado que poderá “consolidar a China como líder mundial em hardware de supercomputadores”. Para a elaboração do modelo, os engenheiros do país procuraram processadores avançados e tecnologias de alto desempenho.

A ideia é que o supercomputador, que vai também superar o Tianhe-1 e que será igualmente produzido na China, esteja disponível ao público. “Vai ajudar-nos a enfrentar alguns dos desafios científicos mais difíceis do mundo com mais velocidade, precisão e escopo”, sublinhou o diretor assistente do centro.

Além da rapidez, a publicação chinesa refere ainda que o supercomputador “Exascale” vai ser capaz analisar a distribuição de smog a nível nacional, enquanto os modelos atuais só podem resolver a situação num âmbito distrital.

Meng Xiangfei explicou ao “China Daily” que este novo sistema de computação vai marcar uma nova era, de avanços em termos de intensidade de cálculo, capacidade dos chips e taxa de transmissão de dados, o que na sua perspetiva pode ser crucial para desenvolver novos medicamentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.