Novo surto de gripe aviária: Japão abate 42 mil frangos

As autoridades japonesas ordenaram o abate de cerca de 42 mil frangos no oeste do país, após a confirmação de um novo surto de gripe das aves, o segundo em menos de um mês. Testes de ADN confirmaram a presença da estirpe H5 do vírus numa quinta na prefeitura de Miyazaki, na ilha de Kyushu, […]

As autoridades japonesas ordenaram o abate de cerca de 42 mil frangos no oeste do país, após a confirmação de um novo surto de gripe das aves, o segundo em menos de um mês.

Testes de ADN confirmaram a presença da estirpe H5 do vírus numa quinta na prefeitura de Miyazaki, na ilha de Kyushu, no sudoeste do país, depois de o proprietário ter reportado, este domingo, que várias aves de capoeira morreram repentinamente, informou o governo local.

As autoridades iniciaram agora o abate e solicitaram às quintas localizadas num raio de dez quilómetros em torno da propriedade afetada para não transportarem as aves para fora daquela zona geográfica.

Este caso surge cerca de duas semanas depois de o Governo ter ordenado o abate de aproximadamente 4 mil frangos numa outra quinta em Miyazaki, o primeiro surto de gripe aviária no Japão desde abril.

Não há informações que indiquem com certeza uma eventual ligação entre o primeiro surto e o agora detetado, de acordo com o Ministério da Agricultura que indicou que mais testes à estirpe serão realizados por um instituto de investigação apoiado pelo Governo.

A segunda quinta situa-se a cerca de cem quilómetros daquela onde foi detetado o primeiro surto em meados deste mês.

Em abril, cerca de 112 mil frangos foram abatidos em dois dias pela mesma razão, também no sudoeste do Japão.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Ucrânia: Putin defende perante Erdogan “direito de autodeterminação” de regiões anexadas

Num contacto com homólogo turco, informou o Kremlin em comunicado, Putin sublinhou que os referendos separatistas “decorreram em condições de transparência e em plena consonância com as normas e princípios do direito internacional”.

Ucrânia: Forças ucranianas recuperam controlo de cidade de Kupiansk

Parte da zona naquela região já tinha sido retomada aos russos no início de setembro, graças à contraofensiva ucraniana na região de Kharkiv.

Banco Popular da China pede aos bancos para suportarem a moeda chinesa nos mercados internacionais

A China pediu aos seus bancos que se preparem para socorrer o yuan, face à crescente agitação provocada pela valorização do dólar face ao yuan, face ao euro e face à libra, avança o El Economista.