[weglot_switcher]

Novobanco acorda com BEI linha de crédito de 300 milhões para PME e ‘mid caps’

O BEI emprestou 300 milhões de euros ao Novobanco para este avançar com o financiamento de PMEs & MidCaps e para melhorar a ação climática das empresas.
10 Março 2023, 15h25

O Novobanco celebrou um contrato de financiamento no valor de 300 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI), destinado ao financiamento de projetos promovidos por Pequenas e Médias Empresas (PME’s), MidCaps (empresas de maior dimensão empregando entre 250 a 3.000 trabalhadores) e entidades do Sector Público. O contrato de financiamento foi hoje assinado em Lisboa.

A notícia foi avançada pelo banco em comunicado quer do banco, quer do BEI.

O BEI refere que este empréstimo se destina a facilitar o financiamento pelo Novobanco de projetos desenvolvidos por PME (empresas até 250 trabalhadores), MidCaps (empresas até 3.000 trabalhadores) e Entidades do Sector Público (PS). O empréstimo do BEI financiará projetos de pequena e média dimensão em sectores elegíveis.

“Esta nova linha visa apoiar projetos de investimento até 25 milhões de euros, em sectores elegíveis, a levar a cabo por PMEs e MidCaps estabelecidas principalmente em Portugal” e “vai permitir dar resposta às suas necessidades de fundo de maneio, liquidez e investimento, no contexto de crise energética, inflação e subida das taxas de juro, que pode impactar severamente a recuperação da economia portuguesa no pós-pandemia”, segundo a instituição liderada por Mark Bourke.

Uma parte relevante deste financiamento (30%) vai estar dedicada ao financiamento de investimentos sustentáveis (verdes), principalmente nas áreas da mobilidade inteligente, energias renováveis, agricultura sustentável e indústria”, explica o banco.

Com esta nova linha, o Novobanco “reforça a sua posição como um importante agente na disponibilização de empréstimos globais do BEI destinados ao financiamento da economia portuguesa, alcançando um valor acumulado de 1.926 milhões de euros”.

“Este novo instrumento reveste-se de particular importância porque permite o acesso das PMEs e MidCaps portuguesas a condições de financiamento mais favoráveis e a fontes adicionais de financiamento sustentável, promovendo assim a criação de emprego e o crescimento da economia e dando continuidade à estratégia de apoio ao tecido empresarial português que o Novobanco tem vindo a seguir”, conclui o banco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.