Novos álbuns passam a sair à sexta-feira

Os novos álbuns de música vão passar a sair à sexta-feira, segundo uma decisão da Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI), anunciada na quinta-feira, que incluirá também o mercado português. A federação pretende harmonizar o dia em que as principais editoras discográficas publicam as novidades de música, tendo sido decidido entre todos os membros que, […]

Os novos álbuns de música vão passar a sair à sexta-feira, segundo uma decisão da Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI), anunciada na quinta-feira, que incluirá também o mercado português.

A federação pretende harmonizar o dia em que as principais editoras discográficas publicam as novidades de música, tendo sido decidido entre todos os membros que, a partir do verão, passará a ser à sexta-feira. Atualmente, na Europa, os lançamentos são habitualmente à segunda-feira e, nos Estados Unidos, à terça-feira.

Contactada pela Lusa, fonte da Associação Fonográfica Portuguesa – membro daquela federação – explicou que em Portugal as editoras associadas, como a Sony Music, a Warner e a Universal, também passam a editar à sexta-feira, em consonância com a decisão da federação.

De acordo com a organização, a decisão foi tomada depois de se terem consultado músicos, editoras, retalhistas e associações do setor, por se perceber que a dispersão de datas “causava frustração nos consumidores”, perante os artistas favoritos.

“Além de facilitar a vida aos fãs de música, a decisão irá beneficiar os artistas que querem cativar os media para promoverem a música nova deles”, justifica a federação que, com esta decisão, espera que volte a haver um certo “bruaá” comum, em torno dos lançamentos discográficos.

A federação aponta ainda outra razão para a mudança: “Reduz-se o risco de pirataria ou reduzir-se a diferença entre os dias de lançamento dos vários países”.

A Federação Internacional da Indústria Discográfica representa cerca de 1.300 editoras discográficas.

OJE/Lusa

Recomendadas

Euro valoriza e aproxima-se dos 1,08 dólares

O euro subiu hoje e aproximou-se do patamar de 1,08 dólares, após um aumento da tolerância ao risco nos mercados, depois de dias de tensão, graças às medidas de apoio ao sistema financeiro global.

“É algo novo a nível nacional”, diz presidente do IAPMEI sobre agendas mobilizadoras do PRR

Luís Filipe Guerreiro lamentou que “muitos velhos do Restelo” não tivessem acreditado na obrigação de ter as empresas a trabalhar com os centros tecnológicos por pouco mais de 900 mil euros, o valor que, primeiramente, estava associado a estes projetos cofinaciados por privados e pelo Plano de Recuperação e Resiliência. “Neste momento estamos no triplo”, frisou.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.