[weglot_switcher]

Novos autocarros da STCP com cabinas blindadas para motoristas

Para evitar agressões por parte dos passageiros, que ocorrem quase sempre pelo atrasos dos autocarros, a STCP vai isolar o lugar do motorista, com cabines blindadas.
  • Sociedade de Transportes Coletivos do Porto
20 Novembro 2017, 12h37

Para evitar agressões por parte dos passageiros, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai isolar o lugar do motorista, uma medida que visa reforçar a segurança nos autocarros públicos. Uma nova frota já está prevista, sendo que 20 autocarros terão cabines blindadas.

Esta solução foi avançada pelo conselho de administração e, segundo o Jornal de Notícias desta segunda-feira, não satisfaz o sindicato dos trabalhadores da STCP, considerando que os autocarros com medidas suplementares de segurança são “claramente insuficientes” para as três centenas em circulação no Porto.

O dirigente sindical Eduardo Ribeiro criticou a medida, dizendo que “20 [autocarros] são muito poucos e não se sabe bem quando chegarão”. Para o dirigente “é preciso medidas imediatas” que protejam os motoristas.

Os autocarros com cabinas blindadas vão circular nas zonas mais problemáticas da cidade, como o Lagarteiro, onde um condutor da linha 400 foi hospitalizado, no passado mês de outubro, após um utente o agredir revoltado com a falha de autocarros. As linhas da Pasteleira, Aleixo e São João de Deus são outras linhas da rede que terão medidas de segurança acrescidas.

Caso esta medida seja restrita a estas linhas, o sindicato dos trabalhadores da STCP receia que esta medida venha a provocar um sentimento de discriminação entre os utentes.

O sindicato, neste mês de Novembro, após um encontro com a Intersindical, ja tinha solicitado melhorias no sistema de vídeovigilância e aumento das verbas para a fiscalização de títulos de transporte.

Eduardo Ribeiro, motorista de profissão, defende ainda que as agressões nos transportes públicos tenham um enquadramento de crime público para que sejam defendidos pelo Ministério Público. Do lado da STCP, foi prometido que os motoristas irão frequentar uma formação de técnicas de gestão de conflitos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.