[weglot_switcher]

Novos diretores em faculdades da Universidade Católica no Porto

Paula Castro, na foto, lidera a Escola Superior de Biotecnologia, Raquel Matos a Faculdade de Educação e Psicologia e Nuno Crespo a Escola das Artes.
19 Janeiro 2021, 20h16

Na Universidade Católica Portuguesa no Porto, 2021 começa com novas lideranças. Paula Castro, docente e investigadora é a nova diretora da Escola Superior de Biotecnologia. À frente da Faculdade de Educação e Psicologia está Raquel Matos, até agora também docente e investigadora na mesma faculdade. Nuno Crespo vê-se reconduzido na liderança da Escola das Artes.

Depois de um mandato que permitiu à Escola das Artes assumir “uma nova centralidade, um novo projeto de internacionalização e uma nova posição no panorama cultural local e nacional”, Nuno Crespo encara o novo ciclo com “otimismo e resiliência”. No topo das suas prioridades está agora “aumentar o dinamismo e o reconhecimento da Escolas”, continuando “a reinventar o modelo de ensino, a estimular novos modelos de ensinar e de aprender”.

Paula Castro, que sucede a Isabel Vasconcelos, destaca “o papel ímpar que a Escola Superior de Biotecnologia assume nos campos do ensino, da investigação” e no “apoio às empresas e à comunidade” e diz apostar num mandato pautado pela “capitalização de tudo o que já foi conquistado”. “Alavancar novas condições para a formação, que passem pela construção de uma real internacionalização da formação, e reinventar a ligação da Escola à comunidade e à rede ‘alumni’ serão outras das metas desta nova direção”.

A Escola Superior de Biotecnologia ganhou um novo edifício em março de 2019, onde também está instalado o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade, bem como a equipa do projeto Alchemy, que integra investigadores da escola e da empresa Amyris Portugal, e que desenvolve a partir de subprodutos/resíduos novas moléculas que tenham elevado interesse comercial para as indústrias alimentar, cosmética, industrial e farmacêutica.

Raquel Matos, também docente e investigadora da Católica, vai liderar a Faculdade de Educação e Psicologia. Quer dar “continuidade ao trabalho de excelência da anterior direção”, estimulando o trabalho em cooperação, através de pontes com todas as unidades académicas, para criar uma nova oferta formativa, bem como novos projetos e eventos. “Os próximos tempos trarão muitos desafios diários. Trabalhar em conjunto permitirá, contudo, que a Faculdade seja reconhecida pela capacidade pedagógica, pela qualidade de ensino e pela aposta na internacionalização”, explica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.