[weglot_switcher]

Número de cidadãos da UE a trabalhar no Reino Unido aumentou no último ano

Ao todo, são mais 112 mil o número de cidadãos do bloco comunitário que foram empregues por entidades britânicas, apesar de se ter registado uma quebra no número de cidadãos provenientes do Leste Europeu.
  • Stefan Wermuth / Reuters
15 Novembro 2017, 15h21

O número de cidadãos da União Europeia que trabalham no Reino Unido aumentou o ano passado. Ao todo são mais 112 mil o número de cidadãos do bloco comunitário que foram empregues por entidades britânicas, apesar de se ter registado uma quebra no número de cidadãos provenientes do Leste Europeu, de acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Estatísticas britânico.

Os dados mostram que o número de cidadãos aumentou para os 2,3 milhões de cidadãos europeus, numa altura em que o número total de empregos no Reino Unido cresceu 183 mil para 28,5 milhões entre os 12 meses e setembro de 2017. Já o número de cidadãos não pertencentes ao bloco comunitário a trabalhar no Reino Unido permaneceu sem grandes alterações nos 1,2 milhões.

O número de polacos a trabalhar no Reino Unido foi o que registou a maior queda, entre os países do Leste Europeu. Esta foi a primeira vez em 10 anos que se verificou esta tendência, tendo o número de trabalhadores polacos caído dos 1.054.000 para 1.035.000. Dentro desses países, os trabalhadores romenos e búlgaros continuam a aumentar.

Em relação ao número de desempregados da União Europeia a viver no Reino Unido, os dados mostram que se registou igualmente uma queda acentuada. O número passou dos 113 mil para 79 mil. Os dados indicam ainda que há 452 mil cidadãos classificados como “economicamente inativos”, dos quais 155 mil são estudantes provenientes de um dos Estados-membros da União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.