[weglot_switcher]

Número de refugiados que abandonou Portugal duplicou nos últimos dois meses

A maior parte dos migrantes são sírios e todos estão obrigados a regressar ao país.
  • Vadim Ghirda
24 Abril 2017, 08h34

Portugal acolheu 1255 refugiados até ao momento e, desse número, 474 abandonaram as instituições que os acolheram no país, conta o Diário de Notícias desta segunda-feira. Nos últimos dois meses, as saídas duplicaram, sendo que a maior parte dos migrantes são sírios e todos estão obrigados a regressar ao local que os recolocou.

Em fevereiro, o diário contava que dos 957 refugiados – atualmente, mais de mil – que o país tinha recebido, deste o acordo com a União Europeia há dois anos, mais de 200 saíram novamente de Portugal. O fenómeno não é novo e tem afetado vários Estados membros da União Europeia, no entanto, só nos últimos dois meses mais de cem refugiados abandonaram o território nacional. O DN acrescenta que todas as despesas do regresso são do encargo de Portugal.

A língua continua a ser a maior barreira para uma integração mais fácil dos migrantes no país. No mês passado, o IEFP alegou não haver alunos suficientes para abrir turmas de português mas várias instituições apoiam as famílias com aulas intensivas. No entanto, sem um trabalho é mais difícil praticar o português, visto que em casa falam árabe.

A maioria dos refugiados que chegam a Portugal têm cursos superiores e desejam prosseguir os estudos mas a dificuldade em arranjar trabalho é tanta que admitem querer trabalhar em áreas totalmente distintas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.