Nuno Crato em “Discurso Direto”: “Se estivesse na pele do ministro João Costa estaria bastante preocupado”

Discurso Direto é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Veja a entrevista ao antigo ministro da Educação, Nuno Crato.

Ministro da Educação entre 2011 e 2015, o atual presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato, salienta que os protestos que estão a mobilizar os professores portugueses só encontram paralelo com a contestação que existiu em 2008. “Passámos os anos difíceis da troika sem manifestações parecidas”, disse o catedrático jubilada de Matemática e Estatística numa entrevista ao “Discurso Direto”, programa de entrevistas do semanário “Novo” e da JE TV.

Além dos problemas laborais dos professores, Nuno Crato chama a atenção para o excesso de burocracia que dificulta a missão dos professores, numa altura em que ainda está longe de ser claro o impacto da pandemia de covid-19 no atraso das aprendizagens. E volta a defender a necessidade de testes e exames nacionais para aumentar o grau de exigência e melhorar os resultados dos estudantes. Sem esquecer a necessidade de formar bem os novos professores numa altura em que 40% dos atuais poderão reformar-se até ao final desta década.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Provedora recomenda ao Governo novo regime de proteção e mobilidade na doença dos professores

Numa nota publicada esta quarta-feira, na página oficial, Maria Lúcia Amaral propõe que no novo regime esteja prevista “a possibilidade de adequação da carga letiva e das funções exercidas ao respetivo estado de saúde”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários